
Para votar este ano, além do título de eleitor, o cidadão deverá apresentar um documento de identificação com foto. Os documentos oficiais para comprovação de identidade que serão aceitos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) são: carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidades funcionais), certificado de reservista, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação, com foto.
O Instituto de Identificação de Alagoas, responsável pela emissão da carteira de identidade conta atualmente com 15 postos na capital e no interior do Estado. O posto central, localizado na rua Cincinato Pinto, no Centro de Maceió, está aberto ao público de segunda à sexta-feira das 7h às 18h e tem capacidade de atender cerca de 250 usuários por dia.
Para tirar a 1ª via da identidade, o cidadão deverá pagar a taxa de R$ 8,10; e R$ 16,21 para 2ª via. O cidadão precisa ainda levar a seguinte documentação: 1ª via para solteiro(a): registro de nascimento (original e cópia) e uma foto 3×4; casado(a): certidão de casamento e uma foto 3×4.
Nos postos informatizados não é necessário levar foto. Para emissão da 2ª via é necessário apresentar a cópia do documento anterior ou qualquer documento que contenha o número do RG anterior.
O diretor do Instituto, Kelmann Oliveira, pede para que a população não espere para tirar o documento na última hora. O prazo para entrega, segundo o diretor, é de 15 dias úteis nos postos do interior e dez dias na capital. Lembrando que as eleições este ano acontecem no dia 3 de outubro.
Em Maceió, além do posto na rua Cincinato Pinto, o cidadão pode solicitar seu documento no posto no Shopping Farol, nos JÁs Centro e Mangabeiras, no Shopping Miramar e na sede da prefeitura no Benedito Bentes.
Mutirão – O mutirão coordenado pelo Tribunal de Justiça para fornecer nova documentação para as vítimas das enchentes em Alagoas continua até o dia 12 deste mês em 16 cidades do interior do Estado.
A previsão do Instituto de Identificação é que até o fim do prazo sejam emitidas de 8 mil a 10 mil carteiras de identidade (segunda via), atendendo a todos os desalojados e desabrigados que perderam seus documentos. Os documentos estão sendo emitidos com isenção de taxa.
O calendário do mutirão definido atenderá ainda os municípios de: Atalaia (6 de agosto), Satuba (9), Campestre (10), Jundiá (11) e Jacuípe (12).