Os agricultores já cadastrados no Programa de Sementes devem procurar, por meio de suas associações, federações, sindicatos ou cooperativas, os escritórios regionais da Emater/Seagri para obter o termo de doação e, em seguida, retirar as sementes no armazém indicado. O procedimento também vale para as prefeituras que fizeram o pedido à Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri).
Os produtores da Bacia Leiteira devem procurar o escritório de Batalha; os do Médio Sertão devem procurar o de Santana do Ipanema; os do Alto Sertão o de Delmiro Gouveia. Após obter o termo de doação, as sementes devem ser retiradas no armazém que fica em Santana do Ipanema, com horário de funcionamento das 8h às 12h e das 14h às 17h.
Por meio da Superintendência de Fortalecimento da Agricultura Familiar, a Seagri atende a todas as entidades e prefeituras que fizeram o pedido formal de sementes, dentro do prazo estabelecido pelo Edital 004/2012. “O prazo para que as entidades e prefeituras fizessem o pedido à Seagri foi entre dezembro de 2012 e fevereiro de 2013, atendendo às exigências do edital, que foi amplamente divulgado”, frisou o superintendente Luciano Barros.
“Todo mundo que fez o pedido nessas condições, no prazo correto, está sendo atendido”, emendou. As prefeituras e entidades que representam os agricultores da região do Vale do Paraíba devem procurar o escritório regional da Emater/Seagri em Palmeira dos Índios para obter o termo de doação; as do Agreste devem ir ao escritório de Arapiraca; e as do Baixo São Francisco devem ir ao escritório de Penedo. Os locais funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Os produtores dessas regiões, de posse dos termos de doação, devem se dirigir ao armazém da Seagri que fica em Arapiraca, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
Já para as prefeituras e entidades do Litoral Norte, o escritório para retirada do termo de doação fica em Porto Calvo; para a região Metropolitana, fica em Maceió; e para a Zona da Mata fica em União dos Palmares. O armazém que atende a essas três regiões fica em Maceió.
“Todos os armazéns já possuem sementes. Quem tiver o termo de doação já pode procurar os locais para fazer a retirada do produto, que é distribuído gratuitamente para atender quem mais precisa e, assim, garantir produção de alimento, ocupação e renda no campo”, destacou o superintendente Luciano Barros.
Ao todo, o Governo do Estado, por meio da Seagri, repassa 850 toneladas de sementes para cerca de 80 mil agricultores em todos os 102 municípios. O Programa de Sementes é um dos projetos do Alagoas Tem Pressa e recebe investimentos do Fundo Estadual e Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep).
Além dos agricultores familiares, o programa atende às demandas de movimentos sociais, assentados da reforma agrária, comunidades quilombolas e indígenas. Mais informações pelo telefone (82) 3315-3672, das 8h às 14h.
