×

Penedo

Para reivindicar professor, alunos de escola estadual fazem manifestação em Penedo

Estudantes temem que ano letivo chegue ao fim e eles não consigam prestar vestibular

Um protesto feito por alunos do Colégio Estadual Comendador José da Silva Peixoto na manhã desta quinta-feira, 02, ratificou a situação de abandono pela qual passa a pasta da Educação em Alagoas. Prestes a concluir o ano letivo, os alunos do último ano do ensino médio não tiveram aulas de matemática por falta de professor.

O problema não é exclusivo de escolas de Penedo. Em várias outras cidades, alunos reclamam da ausência de professores, mesmo com o governo realizando o chamamento de monitores. O problema é ainda maior para esses estudantes que pretendem prestar vestibular, mas sem a carga horária das disciplinas completa são penalizados.

A reportagem da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), através do repórter do Programa Lance Livre, Luiz Carlos de Oliveira, o Luizão, esteve conferindo de perto a situação da escola que é a maior do estado de Alagoas. Com cartazes em punho, os alunos saíram do colégio e foram até a sede da 9ª Coordenadoria Regional de Ensino (CRE) reivindicar por seus direitos.

“Eu estudo no 3º ano e acredito que seja a sala mais prejudicada por estar faltando professor de matemática desde o começo do ano. Nós já viemos aqui, a direção já fez o que pôde e eles dizem que já foram nomeados professores, mas cadê? A gente vai ter que esperar até quando o professor? Não é só de matemática não, falta de português, de inglês, de química, de artes…”, declarou um dos participantes da manifestação.

O Diretor Geral da escola, professor Jorge Luiz dos Santos, esteve presente no movimento, mas não quis se manifestar e a coordenadora da 9ª CRE, Cleide Cerqueira, não estava na sede no momento do protesto. Informações extraoficiais dão conta de que uma professora de matemática chegou a ser nomeada, mas por problemas particulares abandonou a função.