Em resposta aos recentes acidentes automobilísticos envolvendo crianças em Penedo e em outras cidades alagoanas, a Polícia Civil de Alagoas estreou nesta quinta-feira, 13 de junho, o quadro “Papo de Polícia”, uma nova iniciativa de conscientização e educação voltada para difundir informações importantes sobre a segurança pública.
Com o objetivo de orientar pais e responsáveis sobre a importância da supervisão adequada, o delegado regional de Penedo, Rômulo Andrade, emitiu uma recomendação importante no sentido de enfatizar que a vigilância de um adulto é fundamental até que as crianças desenvolvam a maturidade necessária para reconhecer situações de risco e saber como agir diante delas.
Durante o programa, Rômulo Andrade destacou que os pais ou responsáveis legais têm o dever jurídico de impedir que algo aconteça com a criança e, se ocorrer, eles podem ser responsabilizados penalmente, seja por omissão ou negligência.
“A segurança de nossas crianças deve ser a prioridade máxima. Acidentes podem ocorrer em um piscar de olhos, e a presença e orientação de um adulto responsável são essenciais para prevenir tragédias. As crianças precisam de tempo para aprender a identificar perigos e tomar decisões seguras”, destacou o delegado Rômulo Andrade durante o lançamento da iniciativa.
O “Papo de Polícia” será uma série de vídeos e postagens informativas que abordarão diferentes aspectos da segurança pública e prevenção de acidentes, sempre com foco na proteção das crianças e na orientação das famílias. Essa ação busca não apenas informar, mas também engajar a comunidade em práticas preventivas que possam evitar acidentes e salvar vidas.
O delegado reforça a máxima de que “prevenir é melhor que remediar”, e convida todos a se engajarem nesta campanha de conscientização. “Manter uma supervisão constante e ensinar as crianças sobre segurança são passos essenciais para reduzir o risco de acidentes e garantir um ambiente mais seguro para todos”, finalizou.
Veja o vídeo:
Ver essa foto no Instagram