×

Penedo

“Papai Noel” chega em Penedo de barco

Papai Noel chegou a Penedo pelas águas do Velho Chico

Encerrando a programação do “Natal Feliz e Sem Fome”, a prefeitura de Penedo realizou na tarde desta quinta-feira, 23, um grande show infantil com distribuição de brinquedos na orla ribeirinha, atraindo uma verdadeira multidão para assistir a chegada de Papai Noel, de barco pelas águas do Rio São Francisco.

Numa lancha iluminada e decorada, Papai Noel emocionou milhares de crianças que assistiram sua chegada ao porto de Penedo, com um bonito show pirotécnico que iluminou o céu e fez resplandecer o espelho d’água do São Francisco. As luzes anunciavam a chegada do Natal, festa cristã que traz a paz e reaviva o espírito de solidariedade.

Distribuição de Brinquedos

Com o apoio de diversos colaboradores da municipalidade, filas gigantescas se formaram, divididas entre meninos e meninas para que pudessem receber seus presentes. Cerca de 8 mil brinquedos foram distribuídos para as crianças de Penedo, atendendo o critério de baixa renda que coloca diversas famílias à margem de uma situação aceita como padrão normal de consumo nesta época do ano.

“Eu recebi um carrão, olhe como ele é bonito”. A frase foi dita por um menino que reside no Conjunto Dom Constantino Lüers, periferia da cidade, e havia recebido um brinquedo das mãos da médica pediatra Elenice Saldanha, gestora atual da Secretaria de Habitação, Trabalho e Assistência Social.

A emoção durante a distribuição dos presentes se confundia entre as crianças e os colaboradores da prefeitura que não abriam um sorriso e não conseguiam conter as lágrimas quando da entrega de um brinquedo a uma criança que, de imediato, esboçava as mais variadas reações, partindo desde um beijo no rosto da pessoa que lhe entregava o presente até o choro não contido pelo fato de há muito ter recebido algo semelhante no período natalino.

Em seu discurso, o prefeito Israel Saldanha (DEM) lembrou o apoio recebido do Tiro de Guerra através do Tenente Junker, que de forma totalmente espontânea conseguiu através de uma ONG quase 10 mil brinquedos, material apreendido pela receita Federal. “Agradecemos a todos os parceiros que contribuíram para a realização desse sonho que se torna real para milhares de crianças e a Deus que possibilita o dom da vida a todos nós para que possamos ser aqui instrumentos de Sua vontade”, disse Israel.

Apoio

Algo perceptível claramente durante a festa foi o empenho da Polícia Civil, que ajudou desde a organização das filas para o recebimento dos brinquedos até a própria distribuição dos presentes às crianças. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi essencial durante a realização do evento, algo semelhante ao apoio recebido do Corpo de Bombeiros de Alagoas que a todo momento zelou pela condução da festa na mais perfeita harmonia.

Mesmo com a ideia de uma festa de paz e tranqüilidade a Polícia Militar esteve presente durante todo tempo, garantindo a segurança de todos os presentes ao evento. Para garantir uma chegada de Papai Noel sem nenhuma surpresa desagradável, a agência da Capitania dos Portos sediada em Penedo promoveu um notável esquema de segurança para evitar que as crianças invadissem as margens do Rio e terminassem por se ferir.