×

Brasil/Mundo

Papa pede fim das guerras e envia bênção às mães do mundo: “Feliz Dia das Mães”

Durante oração neste domingo, Pontífice falou a cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro (Foto: Vatican News)

Em uma manhã de forte comoção na Praça São Pedro, o Papa Leão XIV dirigiu-se neste domingo (11) a cerca de 100 mil fiéis reunidos no Vaticano com uma mensagem contundente em favor da paz global. Após a tradicional oração mariana do Regina Caeli, o Pontífice recordou os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial e alertou para os perigos de uma “terceira guerra mundial em pedaços”, expressão usada repetidamente por seu antecessor, Papa Francisco.

“A imensa tragédia da Segunda Guerra Mundial terminou há 80 anos, em 8 de maio, depois de causar 60 milhões de vítimas”, afirmou Leão XIV. “No atual cenário dramático (…), também eu me dirijo aos poderosos do mundo, repetindo o apelo sempre atual: ‘Nunca mais a guerra!’”.

Demonstrando seu coração pastoral, o Papa expressou especial proximidade a povos atingidos por conflitos, com destaque para a Ucrânia e a Faixa de Gaza. “Trago em meu coração os sofrimentos do amado povo ucraniano. Que se faça todo o possível para se alcançar, o quanto antes, uma paz autêntica, justa e duradoura”, disse. Ele pediu ainda a libertação de prisioneiros e o retorno das crianças às suas famílias.

Ao abordar a crise humanitária no Oriente Médio, o Papa foi direto: “Dói-me profundamente o que acontece na Faixa de Gaza. Cesse imediatamente o fogo! Que seja prestado socorro humanitário à população civil exausta e que todos os reféns sejam libertos”.

Em meio a tantos clamores por paz, o Pontífice também apontou sinais de esperança. Ele saudou o anúncio de cessar-fogo entre Índia e Paquistão, no sul da Ásia, e demonstrou otimismo quanto aos próximos passos diplomáticos. “Espero que, por meio das próximas negociações, se possa em breve chegar a um acordo duradouro”, declarou.

Ao final de sua mensagem, Leão XIV confiou todos os apelos à intercessão de Maria, a quem chamou de Rainha da Paz. “Quantos outros conflitos existem no mundo! Confio à Rainha da Paz este apelo comovido, para que seja Ela a apresentá-lo ao Senhor Jesus, a fim de obtermos o milagre da paz.”

Antes de se despedir, o Papa saudou os peregrinos e turistas de diversas partes do mundo com carinho e lembrou a celebração do Dia das Mães em vários países, incluindo a Itália. “Envio uma saudação carinhosa a todas as mães, com uma oração por elas e por aquelas que já estão no Céu. Feliz Dia das Mães!”

O Pontífice permaneceu por alguns minutos no balcão central da Basílica de São Pedro, acenando e sorrindo para a multidão que o aplaudia, encerrando o encontro com uma mensagem de esperança: “Um bom domingo a todos!”