×

Brasil/Mundo

Papa Emérito Bento XVI morre neste sábado (31), aos 95 anos

Joseph Ratzinger vinha se debilitando nos últimos anos

O Vaticano informou neste sábado, 31, a morte do Papa Bento XVI. Desde quarta-feira passada, quando o Papa Francisco afirmou que seu predecessor estava muito doente, fiéis do mundo inteiro se uniram em oração pela saúde do Papa emérito. Bento XVI tinha 95 anos e vivia no Mosteiro Mater Ecclesiae desde sua renúncia ao ministério petrino, em 2013.

Joseph Aloisius Ratzinger (Bento XVI) nasceu na Alemanha no dia 16 de abril de 1927. Ele renunciou ao papado aos 85 anos, em um discurso em latim, no dia 11 de fevereiro de 2013. Bento XVI foi o primeiro papa a renunciar em quase 600 anos.

O Vaticano emitiu um comunicado:

“Com pesar informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34 (6h34 horário do Brasil), no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano. Assim que possível, serão enviadas novas informações”.

Bento XVI, afirmou Papa Francisco, foi “um grande Papa” pelo “seu amor à Igreja e aos seres humanos”. Um amor que inspirou o Pontificado no qual o Pastor moderado e firme, por 8 anos, segurou – com coragem e sabedoria – o timão do Barco de Pedro, mesmo navegando em águas agitadas e com ventos contrários.

O corpo do Papa emérito estará na Basílica de São Pedro para a saudação dos fiéis a partir da segunda-feira, 2 de janeiro.