
Papa Bento XVI
As várias denúncias de pedofilia envolvendo padres católicos em diversas partes do mundo, levou o vaticano a anunciar nesta quarta-feira (20) que o papa Bento 16 aceitou a renúncia do bispo de Cloyne, cidade situada no sul da Irlanda, onde o bispo John Magee é acusado de menosprezar as denúncias feitas contra padres que teriam abusado sexualmente de crianças.
As denúncias de abusos contra crianças já derrubaram de seus postos diversas autoridades religiosas que estariam supostamente envolvidas nos crimes de pedofilia que tomaram conta da Irlanda e rapidamente se espalharam por vários países europeus, inclusive na terra natal do papa que é a Alemanha.
Atualmente na Irlanda há um forte movimento no sentido de pressionar o chefe da Igreja no país, cardeal Sean Brady, a renunciar já que ele teria acobertado casos de abuso sexual no ano de 1975 quando era padre. O bispo Magee, que atualmente conta com 73 anos, já trabalhou em Roma como secretário pessoal dos papas Paulo 6º, João Paulo 1º e João Paulo 2º, mas abandonou em 2009 as tarefas que desempenhava e começou a se dedicar à investigar abusos sexuais em sua diocese.
Alagoas
Em Alagoas, os casos exibidos em rede nacional de televisão, envolvendo religiosos da cidade de Arapiraca, também repercutiu no vaticano, sendo também lamentados pelo Papa Bento 16. Nos próximos dias, o estado deve receber a visita de membros da Comissão Parlamentar de Combate a Pedofilia.
Quatro Bispos apresentaram pedidos de renúncia
Na Irlanda o movimento popular pede que bispos envolvidos em casos de de omissão peçam suas renuncias. Quatro bispos já apresentaram seus pedidos de renúncia ao papa, que inclusive aceitou um deles.