Arte, cultura e história. Assim, o município de Pão de Açúcar se caracteriza no cenário estadual e brasileiro. Rico por suas histórias ribeirinhas, o município do Sertão alagoano oferece agora aos seus moradores e visitantes a mais nova casa de artesanato do município, a Casa Mestre Fernando Rodrigues. Lá, serão expostos produtos de artesãos locais.
A Casa foi inaugurada em janeiro desse ano e comercializa trabalhos de diversos artesãos do município, como Almir, Aberaldo, Toinho, Nam, Petrônio Farias, Cristiano Negão, as bordadeiras da Art-Ilha (o boa noite Ilha do Ferro) e as porcelanas da Cooperativa Porcelanart (Impueira de Cima). O nome da Casa foi uma homenagem ao mais famoso artesão da região e que era considerado um dos mais notáveis do Estado.
A Casa fica aberta em horário comercial, e abre também nos finais de semana. “Seu Fernando da Ilha do Ferro”, como era conhecido, faleceu em janeiro de 2009 e deixou diversos seguidores.
Para Jair Galvão, diretor de produtos da Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur) e interlocutor do APL Caminhos do São Francisco, o lançamento da Casa de Artesanato em Pão de Açúcar agrega valor aos produtos turísticos do município, movimenta a economia local e fortalece a região e os roteiros que vêm sendo desenvolvidos.