Há 13 anos o Posto de Atendimento Médico (PAM) Salgadinho (Poço) oferece aos usuários dos serviços de saúde o Programa de Homeopatia, sistema medicinal alternativo que contempla a totalidade do ser humano, em vez de tratar doenças isoladas. O sistema atua por meio de estímulos energéticos desencadeados por medicamentos homeopáticos, com o intuito de reequilibrar a energia vital dos pacientes.
De acordo com a homeopatia, o indivíduo não tem apenas uma doença: ele carrega um desequilíbrio que se manifesta de diferentes formas ao longo da vida. Por esse motivo, a função do médico homeopata é restaurar o organismo aos estágios que precedem a vida, no caminho da cura. É considerada, portanto, um tratamento preventivo e curativo.
sugestao-de-foto-terapias-alternativas-do-pam-2
O Programa funciona no Bloco J e conta com uma equipe composta por seis médicos homeopatas, que atendem durante a manhã e a tarde. Desde o início do atendimento, já foram contabilizados mais de 30 mil atendimentos (somando as consultas iniciais e retornos).
A maioria dos pacientes que procura pelo atendimento é composta por crianças, mulheres e homens idosos. Os males mais comuns para tratamento de crianças são as alergias. Já os adultos procuram a homeopatia para tratar dores articulares e questões ligadas à ansiedade, insônia, enxaquecas e doenças crônicas de forma geral.
Para ter acesso ao serviço, os usuários precisam ter prévio encaminhamento médico e a marcação para as consultas ocorre pelo Complexo Regular da Assistência (Cora). As receitas dos medicamentos prescritos são especiais e carimbadas com a marca do Sistema Único de Saúde (SUS) para que os pacientes possam obter descontos de 50% nas farmácias de manipulação conveniadas.
Grupo Lian Gong
Coordenado pela médica acupunturista Audinei Loureiro, o grupo de Lian Gong – prática chinesa de alongamento e meditação – foi criado para complementar o tratamento homeopático de pacientes que apresentam doenças potencialmente curáveis, como gripes, alergias, problemas emocionais, privação de sono e ansiedade, ajudando os usuários a ter uma melhor qualidade de vida, promovendo tratamento integral com o corpo e a mente.
O Grupo Lian Gong tem nove anos e funciona no Bloco O do PAM Salgadinho das 7h30 às 9h30, as terças e quintas-feiras. Nesses dias, as integrantes fazem meditação e depois exercícios para ir para o atendimento médico.
O nome do grupo Lian Gong faz referência a um dos primeiros sistemas de prática corporal oriental que integram a tradição milenar das artes corporais orientais aos modernos conhecimentos da medicina ocidental e tem como objetivo prevenir e tratar as dores no corpo, além de restaurar a sua movimentação natural. “Nosso ideal é aliar a saúde corporal e mental, ou seja, proporcionar equilíbrio do corpo e da mente de todas”, disse Audinei.
O Ministério da Saúde incluiu o Lian Gong em 18 Terapias entre as práticas da medicina tradicional chinesa a serem oferecidas à população pelo SUS, através da Portaria 971 de 03 de maio de 2006.
