Danilo e Manoel não se cumprimentaram antes do jogo
Após o resultado de ontem, o Palmeiras praticamente deu adeus ao sonho de chegar à Copa Libertadores através do Campeonato Brasileiro. Na Arena da Baixada, a equipe alviverde levou 1 a 0 do Atlético-PR, gol de Nieto no final, e estacionou nos 47 pontos, em 10.º lugar na tabela. O time paranaense, em contrapartida, chegou aos 50 e ainda sonha com uma vaga no G-4.
Com a derrota, as forças do Palmeiras devem ficar concentradas na disputa da Copa Sul-Americana, que dá uma vaga ao campeão para a Libertadores 2011. O time pega na próxima quarta-feira, 10, o Atlético-MG no jogo de volta das quartas de final – empatou o primeiro confronto por 1 a 1 e joga por um empate sem gols ou uma simples vitória.
O jogo
Nesta quinta, o Palmeiras entrou com mudanças. Com Kléber suspenso, Felipão escalou Luan e Tadeu no ataque. A dupla alviverde encontrou muitas dificuldades no confronto. O Atlético-PR tomou a iniciativa e assustou Deola logo aos 4 minutos. Em uma bomba de Ivan Gonzalez, o goleiro palmeirense teve de fazer uma bela defesa.
Marcos Assunção foi bem acionado e teve diversas faltas para cobrar. A pontaria, porém, não esteve tão calibrada. O Palmeiras conseguiu balançar as redes aos 22 minutos do primeiro tempo, mas teve o gol anulado. Na jogada, Danilo desviou de cabeça após lançamento de Lincoln e Tadeu completou para as redes, em posição duvidosa.
Se sobrou reclamação por parte dos palmeirenses, os atleticanos também criticaram a arbitragem por duas oportunidades. Aos 27 minutos, Bruno Mineiro pediu pênalti após dividida com Gabriel Silva. Sete minutos depois, Paulo Baier recebeu bola dentro da área e completou para o fundo das redes, mas teve o gol anulado por impedimento.
O jogo no Paraná ainda marcou o reencontro de Danilo com Manoel. Em abril, o zagueiro do Atlético-PR acusou o palmeirense de tê-lo chamado de macaco durante confronto pela Copa do Brasil. O jogador do Palmeiras acabou suspenso por 11 jogos pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Nesta quinta-feira, Manoel não quis cumprimentar Danilo.
Segunda etapa
No segundo tempo, o técnico Sérgio Soares colocou o time paranaense no ataque e impôs uma verdadeira pressão ao Palmeiras. Aos 17 minutos, Wagner Diniz cruzou rasteiro e Deola conseguiu espalmar. No rebote, Chico driblou a marcação e finalizou. A bola tirou tinta da trave esquerda do gol palmeirense.
Felipão tirou Lincoln, apagado, para colocar Pierre e reforçar a marcação. Ewerthon também entrou. Porém, o Palmeiras não conseguiu resistir. Aos 39 minutos da etapa final, Marcelo cruzou e Nieto desviou dentro da área para o fundo das redes de Deola. Foi o primeiro gol do jogador argentino, que decretou a oitava derrota do Palmeiras no campeonato.
Ficha Técnica
Atlético 1 x 0 Palmeiras
ATLÉTICO-PR 1 – Neto; Wagner Diniz, Manoel, Rafael Santos e Paulinho; Vítor (Claiton), Chico, Paulo Baier e Netinho (Nieto); Ivan Gonzalez e Bruno Mineiro (Marcelo). Técnico: Sérgio Soares.
PALMEIRAS 0 – Deola; Márcio Araújo, Danilo, Fabrício e Gabriel Silva; Edinho, Marcos Assunção, Tinga (Vinícius) e Lincoln (Pierre); Luan e Tadeu (Ewerthon). Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Gol – Nieto, aos 39 minutos do segundo tempo;
Árbitro – Wallace Nascimento Valente (ES);
Renda – R$ 334.410,00;
Público – 19.749 (total);
Local – Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
