Marcos Assunção comemora o primeiro gol da partida
Foi duro, mas o Palmeiras avançou às semifinais da Copa Sul-Americana. Apesar de Valdívia deixar o gramado de novo nos primeiros minutos por causa da lesão na coxa esquerda, o time alviverde bateu os reservas do Atlético-MG por 2 a 0 e garantiu a classificação. Pegará agora o vencedor do jogo entre Avaí e Goiás, que duelam nesta quinta-feira na Ressacada.
O jogo no Pacaembu registrou um tumulto devido à desorganização na entrada dos torcedores. Muitos palmeirenses que compraram ingressos para a numerada não conseguiram entrar no horário por causa da superlotação. Em contrapartida, as arquibancadas registraram alguns espaços vazios. Mais de 35 mil comparecem ao estádio, recorde do Palmeiras na temporada.
O jogo
Os torcedores que conseguiram entrar aguardaram com ansiedade para ver Valdívia, que segundo o departamento médico do Palmeiras estava completamente recuperado das dores na fibrose da coxa esquerda. Mas o chileno só aguentou 15 minutos em campo antes de sentir uma fisgada e ser substituído por Lincoln.
No primeiro jogo contra o Atlético-MG, no empate por 1 a 1, Valdívia aguentou apenas 18 minutos em Minas. A nova saída repentina nesta quarta-feira chegou a deixar os palmeirenses com a pulga atrás da orelha. Para complicar ainda mais, o Atlético-MG assustou com um chute de Ricardo Bueno no cantinho, que teve um desvio salvador de Deola.
O Palmeiras teve o maior controle da posse de bola no primeiro tempo, mas só conseguiu abrir o marcador aos 26 minutos, através da bola parada. Em cobrança de escanteio, Marcos Assunção levantou com veneno no primeiro pau. Luan e Alê subiram para disputar a bola e fecharam a visão do goleiro Renan Ribeiro, que nada pôde fazer – a arbitragem deu gol olímpico.
Preocupado com o rebaixamento no Brasileirão, o técnico Dorival Júnior só colocou alguns dos titulares no decorrer do segundo tempo. Serginho, Nicão e Diego Tardelli entraram e equilibraram a partida. Aos 27 minutos, Serginho levantou na área e Ricardo Bueno desviou de cabeça. Deola voltou a salvar o Palmeiras com um tapinha.
A angustia do torcedor do Palmeiras durou até os 33 minutos da etapa final. Em rápido contra-ataque, Tinga levou pela direita e tocou para Lincoln. O meia fez belo passe para Luan, que dominou e bateu cruzado para estufar as redes de Renan Ribeiro. O gol do camisa 21 matou qualquer chance de reação do Atlético-MG.
Ficha Técnica
Palmeiras 2 x 0 Atlético-MG
PALMEIRAS 2 – Deola; Márcio Araújo, Danilo, Maurício Ramos e Gabriel Silva ; Edinho, Tinga , Marcos Assunção e Valdívia (Lincoln) (Dinei); Kleber e Luan (Pierre). Técnico: Luiz Felipe Scolari.
ALTÉTICO-MG 0 – Renan Ribeiro; Cáceres, Lima e Jairo Campos ; Diego Macedo (Nicão), Fabiano (Diego Tardelli), Alê (Serginho), Mendez e Fernandinho; Neto Berola e Ricardo Bueno. Técnico: Dorival Júnior.
Gols – Marcos Assunção, aos 26 minutos do primeiro tempo; e Luan, aos 33 minutos do segundo tempo;
Árbitro – Leandro Pedro Vuaden (RS);
Público – 35.054 pagantes; 35.985 (total);
Renda – R$ 762.160,00;
Local – Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
