Depois de quatro partidas sem vitória, o Palmeiras voltou a vencer pelo Campeonato Brasileiro. Na noite dessa quarta-feira, no Estádio Olímpico, o time de Luiz Felipe Scolari bateu o Grêmio nesta quarta-feira por 2 a 1, pela 22.ª rodada, e chegou aos 29 pontos na tabela de classificação – subiu para uma posição intermediária e se afastou da zona de rebaixamento.
Esse foi o segundo triunfo fora de casa do Palmeiras e o sexto no Brasileirão. O time agora terá um pouco mais de tranquilidade para o clássico do próximo domingo diante do São Paulo, no Pacaembu. Para esta partida, Felipão não poderá contar com o atacante Kléber, que recebeu cartão amarelo por reclamação e terá de cumprir suspensão.
O Grêmio, por sua vez, continua com uma campanha irregular. O jogo contra o Palmeiras foi o milésimo do clube na história do Brasileirão. O tricolor gaúcho, que estacionou nos 26 pontos, também não recebeu um bom presente em sua festa de 107 anos de fundação. Na próxima rodada, o time de Renato Gaúcho terá pela frente o Avaí, na Ressacada.
Felipão armou o Palmeiras com um esquema mais defensivo nesta quarta-feira. O treinador escalou Márcio Araújo, Edinho e Marcos Assunção para formar uma poderosa linha com três volantes para impedir o avanço dos atacantes gremistas. A estratégia funcionou bem e o Palmeiras controlou a maior parte do jogo.
O primeiro gol surgiu aos 14 minutos do primeiro tempo. O zagueiro gremista Neuton derrubou o palmeirense Ewerthon na entrada da área. Marcos Assunção cobrou a falta com grande perfeição e mandou a bola no ângulo direito do goleiro Victor.
O gol desestabilizou o Grêmio, apesar do apoio da torcida. O time gaúcho só criou uma boa oportunidade na etapa inicial. Aos 26 minutos, Douglas levantou a bola na área e o atacante André Lima desviou de cabeça para o gol. Deola, que também deve atuar contra o São Paulo na vaga de Marcos, saltou no ângulo direito e defendeu.
O Palmeiras jogou um balde de água fria no Grêmio no começo do segundo tempo. Aos 2 minutos, Marcos Assunção cruzou pela direita. Ewerthon ganhou de Neuton e cabeceou sem chances para o goleiro Victor.
Com a vantagem de dois gols no marcador, o Palmeiras passou a administrar o jogo. Renato Gaúcho colocou o time no ataque, mas o Grêmio só conseguiu descontar aos 46 minutos do segundo tempo, com Jonas, que aproveitou rebote da marcação alviverde em cobrança de escanteio.
Ficha Técnica
Grêmio 1 x 2 Palmeiras
GRÊMIO – 1 – Victor; Gabriel, Paulão, Neuton e Fábio Santos (Lúcio ); Fabio Rochemback, Adílson (Roberson), Souza (Maylson) e Douglas; Jonas e André Lima . Técnico: Renato Gaúcho
PALMEIRAS – 2 – Deola; Vitor, Danilo, Maurício Ramos e Rivaldo; Márcio Araújo , Edinho , Marcos Assunção e Tinga (Pierre); Ewerthon (Valdivia ) e Kléber . Técnico: Luiz Felipe Scolari
Gols – Marcos Assunção, aos 14 minutos do primeiro tempo; Ewerthon, aos 2, e Jonas, aos 46 minutos do segundo tempo;
Árbitro – Gutemberg de Paula Fonseca (RJ);
Público – 34.166 pagantes;
Renda – R$ 544.428,00;
Local – Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)