Apesar de ser um fenômeno natural pouco comum na região Nordeste, uma forte tempestade acompanhada de uma chuva de granizo deixou rastros de destruição no final da tarde desta terça-feira, 11, na cidade de Palmeira dos Índios.
Eram por volta de 16 horas, quando nuvens negras tomaram conta do céu palmeirense. O dia virou noite a as luzes da cidade tiveram de ser acesas. Repentinamente uma forte ventania, acompanhada de uma chuva de granizo deixou a população assustada.
De acordo com um morador que estava na Praça da Independência no momento da ventania, uma antena parabólica se desprendeu do telhado de uma residência e saiu voando como se fosse um guarda-chuvas. Várias árvores foram arrancadas e tetos de estabelecimentos comerciais desabaram. A marquise externa da Loja Insinuante veio abaixo. Em várias ruas o cenário era semelhante ao da passagem de um furacão.
A tempestade durou pouco mais de uma hora, mas deixou um grande prejuízo. O prefeito James Ribeiro convocou todos os secretários municipais para uma reunião emergencial, onde foram definidas estratégias para a realização de um grande mutirão de limpeza e reorganização da cidade, previsto para a manhã desta quarta-feira (12).
No início da noite, vários pontos da cidade estavam praticamente isolados, sem energia elétrica, telefone e internet.