×

Sergipe

Palestra sobre ?Vigilância em Saúde e Atenção Básica? envolve estudantes

Um encontro para esclarecer dúvidas e debater a importância e as atribuições da Vigilância em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) em Aracaju. Assim foi marcada a realização de palestra promovida pela Secretaria da Saúde do Município para estudantes de Enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit). O debate aconteceu no campus do bairro Farolândia e oportunizou aos acadêmicos apreender mais sobre a estrutura organizacional e como funciona um dos setores da secretaria que atende às necessidades mais essenciais da população.

A palestra foi realizada pela diretora de Vigilância em Saúde, Tereza Cristina Maynard, e a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Raulina Gomes. Na ocasião também foram abordados temas como Lei Orgânica da Saúde Lei 8080/90 que dispõe sobre as condições para a realização de ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde, definindo as competências da Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária.

A diretora Tereza Cristina Maynard explicou que a Vigilância em Saúde é entendida como uma prática sanitária que articula medidas de controle de doenças situações de agravos à saúde. “A finalidade é intervir nos problemas sanitários para eliminar ou prevenir riscos a saúde da população. A Diretoria de Vigilância em Saúde é composta pela Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Saúde do Trabalhador e Coordenação de Promoção à Saúde”, afirmou.

Na avaliação de Cristina Maynard, a palestra e o bate papo com os universitários foram muito proveitosos. “Os estudantes tiveram a oportunidade de entender a fundo questões como perfil epidemiológico e problemas de saúde da população. São conhecimentos de fatores determinantes de saúde individual e coletiva com orientações das medidas de prevenção e controle das doenças graves”, observou a diretora que também destaca que a parceria da Saúde de Aracaju com as universidades traz uma interação fundamental para consolidação dos princípios que regem o SUS, fortalecendo a formação de futuros profissionais com o domínio de um conceito ampliado de saúde pública.