A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas, em parceria com a Caixa Econômica Federal, promoveu, nesta sexta-feira (20), uma campanha sobre educação financeira direcionada aos alunos dos 6° anos. Participaram dela estudantes das escolas estaduais Teotônio Vilela, José Silveira Camerino e Victorino da Rocha, todas localizadas no Cepa [Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas].
O bate-papo acorreu no Centro de Formação Professor Ib Gatto Falcão, na manhã desta sexta-feira (20). Na ocasião, os alunos participaram de atividades, palestras e oficinas.
O gerente regional da Caixa em Alagoas, Josuel Cardoso, explica a importância de economizar, poupar e comprar só o necessário.
“Aqui no Brasil, os pais não educam os filhos financeiramente. E quando as crianças crescem, tornam-se adultos descontrolados com as finanças, que gastam mais do que recebem”, conclui Josuel Cardoso.
De acordo com o diretor da Escola Estadual Teotônio Vilela, Cassio Costa, é relevante educar os estudantes a economizar e criar uma cultura financeira para evitar o consumo desnecessário. “É preciso que se eduque desde criança a economizar, só assim eles terão limite até onde podem gastar”, diz o diretor.
A comunicação entre estudantes e palestrante estimula a participação. Vários alunos participaram de brincadeiras relacionadas ao tema. E ao final, os alunos foram contemplados com alguns brindes.
Evlym Amorim, aluna da Escola Teotônio Vilela, afirmou que a partir de agora só vai gastar com aquilo que for indispensável. “A gente deve economizar e parar de gastar tanto com besteira, e sim com itens fundamentais”, disse a estudante.
Já para Guilherme dos Santos, aluno da Escola José da Silveira Camerino, relatou que quer economizar para poder comprar itens desejados. “Aprendi aqui que se a gente poupar, podemos comprar computador, carros e videogames”, concluiu o aluno.
O evento foi uma iniciativa da Superintendência da Rede Estadual de Ensino (Sure), sob responsabilidade da técnica pedagógica, Catarine Farias, que destacou a importância dos professores praticarem dentro de sala de aula o que foi ministrado sobre educação financeira.
“Os educadores precisam continuar esse bate-papo na sala de aula, assim fica mais fácil dos alunos colocarem em prática e até passar conhecimento para os pais”, expressou a técnica pedagógica.
