×

Alagoas

Palestra incentiva sobre a produção de hortaliças não convencionais

Produtores do APL de Horticultura do Agreste conheceram mais uma opção de renda

Produtores, pesquisadores e estudantes conheceram um pouco mais sobre hortaliças não convencionais, ricas em nutrientes, durante uma palestra do representante da Embrapa, Raphaek Melo, realizada pelo Arranjo Produtivo Local (APL) de Horticultura do Agreste e pelo Sebrae durante a Feira do Empreendedor 2013, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.

De acordo com o gestor do APL da Horticultura, Humberto Sant’Anna, o objetivo da palestra era resgatar a cultura dessas variedades e diversificar a produção alagoana. “As hortaliças não convencionais agregam valor incalculável à produção, além de apresentarem valor nutritivo.

Acreditamos que agora os agricultores diversifiquem suas produções, fortalecendo cada vez mais a cadeia produtiva em Alagoas”, disse.
Entre as hortaliças não convencionais estão: araruta, cará-do-ar, inhame, mangarito, taro, chuchu-de-vento, beldroega, vinagreiro, caruru, capuchinha, ora-pro-nobis, peixinho, dentre outros.

Segundo Raphael Melo, o cultivo dessas hortaliças já está começando a crescer por todo País. “Atividades que visem o fomento do cultivo e ao consumo dessas hortaliças tendem a favorecer a diversificação da dieta local e podem ser vistas como uma oportunidade de geração de renda, contribuindo para o fortalecimento da agricultura familiar. Por isso acreditamos que é preciso incentivar esse tipo de produção”, explica.
Durante o Encontro de Horticultura, foram apresentadas ações de divulgação e incentivo ao consumo desses produtos.

Segundo a gerente de Monitoramento dos APLs da Seplande, Kellyane dos Anjos, está sendo estudada a possibilidade de implantar esse tipo de produção na região em que atua o APL Horticultura no Agreste. “Estamos viabilizando formas para que os produtores do agreste adotem o cultivo destas hortaliças”, concluiu