Policiais militares de diversas unidades estiveram, na manhã desta quinta-feira (16), no Quartel Geral da PM, no Centro, para participar da primeira edição do projeto “Patrulha da Saúde”, atividade que tem como foco a prevenção da tropa contra diabetes, hipertensão e obesidade.
O público foi recepcionado no Salão Nobre pelo subcomandante da corporação, coronel Louvercy Monteiro, e pelo chefe de gabinete do comandante-geral, tenente-coronel José Maxwell. Ambos destacaram a proposta do projeto que visa sensibilizar a tropa para a importância do tema e desenvolver ações que promovam seu bem-estar.
Ao longo da manhã, os policiais assistiram a uma palestra com a coordenadora de Projetos e Pesquisas de Hipertensão e Diabetes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Regina Alves. Durante a explanação, ela falou sobre as características dessas doenças, fatores de risco, sintomas, principais consequências e recomendações eficazes de prevenção, como alimentação saudável, prática de atividades físicas e proteção contra o estresse.
Após a palestra, todos realizaram exames de saúde, como verificação da pressão arterial, teste de glicemia e Índice de Massa Corporal (IMC), além de terem respondido a um questionário específico sobre hipertensão e diabetes, que tem o objetivo de observar o quanto os PMs precisam de ajuda médica. No local, profissionais da Diretoria de Saúde da PM atenderam casos conforme necessidades apontadas a partir dos testes realizados, direcionando os devidos encaminhamentos.
Para o cabo Fábio Freitas, do 1º Batalhão, a ação é importante porque desperta no policial os cuidados com a sua saúde. “É a primeira vez que participo de uma atividade como esta na corporação, que é de grande importância, principalmente porque nos faz refletir sobre a necessidade de cuidar da nossa saúde e de promover a nossa qualidade de vida”, destacou.
O pensamento do cabo Freitas foi reforçado pela tenente Leidiane Santos, da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello, que complementou parabenizando a instituição pela iniciativa.
“É uma ação louvável e de grande importância e estímulo para o policial, não só pela sua valorização, mas também pela promoção da sua saúde e qualidade de vida. Além do benefício particular, temos ainda o benefício coletivo, já que profissionais bem cuidados se tornam colaboradores mais ativos e consequentemente prestam um melhor serviço à sociedade”, refletiu.
O projeto, cuja iniciativa partiu do comandante-geral da PM, coronel Lima Júnior, visando o desenvolvimento de programas de valorização do público interno, deverá ser estendido nas próximas edições também para unidades do interior do Estado.
As ações, que ocorrem em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Faculdade Seune, terão seguimento no período da tarde, das 13h às 16h, com o atendimento a outra representação de policiais militares das diversas Unidades.
