Usuários, dependentes e familiares do plano do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Alagoas (Ipaseal Saúde) participaram esta semana de uma palestra sobre o câncer de mama. A manhã voltada à saúde da mulher, principalmente aquelas acima dos 40 anos, aconteceu no Centro Clínico, localizado no Centro de Maceió.
De uma forma descontraída, as informações foram repassadas ao público presente pelo oncologista convidado Dr. Raphael Monteiro Torquato. Ele falou sobre todos os aspectos da doença, como os tipos de câncer de mama, sintomas, causas, tratamentos, exames, medidas de prevenção para detecção precoce.
“É importante também estar atento aos fatores de risco, a exemplo do histórico familiar e da menstruação precoce (antes dos 12 anos) ou menopausa após os 55 anos. Além dos fatores relacionados ao estilo de vida, como a obesidade, o alcoolismo e as pílulas anticoncepcionais, que aumentam o risco de desenvolver a doença”, explicou Raphael Torquato.
O médico respondeu ainda a diversas dúvidas dos usuários, que surgiam à medida que o assunto era abordado. Entre os presentes estava a aposentada de 80 anos, Gedalva Nascimento. “Achei a palestra maravilhosa, com boas orientações. Já havia assistido a uma anterior sobre o mesmo tema, mas esta foi bem mais explicativa”, afirmou.
“Vou sempre ao médico e sempre tive o hábito de fazer os exames preventivos indicados pelo mastologista, como a mamografia. Entretanto, tomei conhecimento hoje, por meio da palestra, que o ideal é ter o acompanhamento de oncologista também. Tenho uma filha que teve câncer de mama. Ela retirou cirurgicamente um tumor de dois centímetros. Recentemente, ela fez uma nova cirurgia para a reconstrução da mama e a recuperação tem sido boa”, contou Gedalva.
Para o gerente de Saúde do Ipaseal, Márcio Mota, a instituição está engajada em ações de prevenção e combate ao câncer de mama. “O advento do Outubro Rosa tem proporcionado aos usuários e dependentes do plano alguns encontros, como palestras e prestações de serviços de saúde com foco na prevenção das doenças neoplasias”, esclareceu.
Serviços
O Ipaseal Saúde realizou ainda, por meio dos Programas Assistenciais de Promoção da Saúde e Prevenção das Doenças, e em parceria com Centro Universitário Maurício de Nassau, a aferição da pressão arterial e medição da glicose.
