Profissionais da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) participaram, na noite da última quarta-feira (21), de uma palestra com a comunidade acadêmica e docentes da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), no Trapiche da Barra. A ação foi realizada com graduandos do projeto de extensão (R)Existir, que tem como proposta abordar, de forma ampla, as especificidades e os processos inclusivos das populações em vulnerabilidade.
O psicólogo Fábio Mota representou a SMS na atividade. Ele abordou em sua palestra, o acolhimento às pessoas vivendo com HIV e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).
“Abordamos a vulnerabilidade e risco, e a importância da qualificação profissional para o atendimento/assistência às pessoas com HIV em todos os segmentos da saúde, independente da área específica da infectologia, da medicina. Outras formações como fisioterapia, terapia ocupacional, enfermagem e radiologia também devem fazer parte dessa abordagem, pois como eles estão em formação e vão ser futuros profissionais de saúde, esse acolhimento e essa integração das equipes são fundamentais”, destacou.
Na palestra, o psicólogo Fábio Mota compartilhou sua experiência profissional no ambulatório, explanando o perfil e o que mais acomete as pessoas com HIV e principalmente, direcionando a discussão sobre a abordagem no atendimento dos profissionais de saúde.
A atividade visou sensibilizar esses futuros profissionais quanto à avaliação de risco e vulnerabilidade nas consultas de qualquer população, em especial da comunidade LGBTQIAP+.