×

Brasil/Mundo

País bate mais de 19 milhões de acessos de tv a cabo em março

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou pesquisa sobre o indicador “Densidade dos Serviços de TV por Assinatura”.

Segundo os dados, o Brasil encerrou o mês de março com 19,76 milhões de acessos de TV por assinatura, 1,31 milhão a mais que em março de 2014. No terceiro mês deste ano, 29,90% dos 66,08 milhões de domicílios brasileiros possuíam o serviço.

O número diz respeito à relação percentual entre o número de assinaturas e o número de domicílios estimado a partir dos dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em sua Síntese de Indicadores Sociais.

Regiões

Do total de usuários, o maior número de acessos ao serviço de TV paga está na Região Sudeste (12,1 milhões) ,seguida pelo Sul (2,9 milhões), Nordeste (2,3 milhões), Centro-Oeste (1,4 milhão) e Norte (839 mil).

Já a densidade de domicílios com TV por assinatura também é maior no Sudeste, onde de cada 100 domicílios 42 contam com o serviço. No sul essa proporção é de 29 domicílios em cada 100 e no Centro-Oeste, de 28 residências com TV paga.

A Anatel disponibiliza informações mais detalhadas sobre os acessos de TV por Assinatura na área de Dados do portal da Anatel na internet ou pelo endereço

Tecnologia

Os serviços de TV por assinatura são prestados com a utilização de diferentes tecnologias: por meios físicos confinados (Serviço de TV a Cabo – TVC e Fiber to the Home – FTTH), mediante utilização do espectro radioelétrico em micro-ondas (Serviço de Distribuição de Sinais Multiponto Multicanal – MMDS) e na faixa de UHF (Serviço Especial de Televisão por Assinatura – TVA), e ainda por satélite (Serviço de Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura Via Satélite – DTH).