×

Negócios/Economia

Painel de Controle da Transparência é implantado no Itec

O Governo do Estado dá continuidade aos trabalhos em busca de mais transparência e inovação por uma nova Alagoas. Desta vez, a novidade é o Painel de Controle da Transparência, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec) e apresentado aos servidores do órgão – os primeiros a utilizar a ferramenta -, que em breve será disponibilizada para os demais órgãos da administração direta do Executivo. A demonstração aconteceu nesta quarta-feira (17), na sala de reuniões do instituto.

Os assessores de governança e transparência utilizam hoje uma planilha de monitoramento, feita manualmente e enviada todo mês para a Controladoria Geral do Estado (CGE) como prestação de contas. De acordo com o analista de sistemas Marcos Pereira, preencher planilhas para enviar por e-mail será coisa do passado.

“Todas as informações agora serão passadas para a CGE através do painel, que já possui integração com outros sistemas, o que facilita o preenchimento, dando mais facilidade aos usuários, tanto para enviar para a Controladoria quanto para seu controle interno”, informou o analista.

Segundo Ednor de Lima, assessor técnico de patrimônio do Itec e usuário do Sistema, o painel com certeza vai melhorar a qualidade da gestão do patrimônio de todo o Estado.

“Essa implantação nos dá a certeza de que, cada vez mais, temos como mostrar ao público nossa capacidade de desenvolver um trabalho com tranquilidade e facilidade de acesso”, disse o servidor.

Para a assessora de governança e transparência do Itec, Leide Coelho, o painel é mais uma conquista para a modernização da administração pública em Alagoas.

“O Itec assume a liderança da execução de serviços de extrema relevância, evidenciando seu alinhamento com as premissas do Governo em dar transparência aos atos administrativos, promovendo a geração de informações gerenciais, para que os administradores públicos possam melhor planejar e monitorar suas ações”, explicou a assessora.

O painel contempla, entre outras funcionalidades, os três módulos principais que já existem nas planilhas: finanças (diárias, veículos, contratos, convênios), transparência (lei de acesso à informação, correição) e patrimônios (almoxarifado, obras, movimentação) além de um quarto módulo chamado gestão, especial para a Controladoria, onde se poderá fazer cruzamento e comparação de dados, gerar relatórios e produzir gráficos para a obtenção de informação.