×

Sergipe

Painel Covid-19 auxilia Prefeitura a traçar estratégias de combate à pandemia

Criado em outubro de 2020 como uma ferramenta de informação, controle e transparência, o Painel Covid-19 segue sendo fundamental para balizar as medidas de combate à pandemia implementadas pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

A ferramenta surgiu após o lançamento de um portal da transparência exclusivo – Transparência Covid-19, ainda em abril de 2020, em que o contribuinte pode conferir processos licitatórios, contratos firmados, legislações, protocolos, notas técnicas, entre outras informações.

O Painel Covid-19 foi desenvolvido pela administração municipal por meio de uma parceria da Coordenação Geral de Inovação e Tecnologia junto à Superintendência de Tecnologia de Informação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e pode ser acessado no endereço eletrônico https://transparencia.aracaju.se.gov.br/prefeitura/covid19/.

Ele permite acompanhar os casos em cada bairro, o índice de isolamento social diário, ocupação de leitos de UTI e enfermagem, média móvel, taxa de letalidade, entre outras coisas, o que tem se mostrado determinante para compreender o comportamento epidemiológico do novo coronavírus na cidade, e agir de acordo.

“Com as informações disponíveis no Painel, a população pode ter uma visão ampliada do comportamento da doença em nossa cidade e tomar as devidas precauções. A depender de onde reside, pode ver quantas pessoas do seu bairro estão internadas por complicações da covid-19, neste momento, ou verificar se o índice de isolamento da região onde mora está alto ou baixo. Ou seja, essa é mais uma ferramenta que a Prefeitura oferta à população com o intuito de melhorar ainda mais a eficiência no combate ao coronavírus em Aracaju”, explica a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza.

Por meio das informações, como o desenvolvimento das semanas epidemiológicas e o índice de isolamento social, a gestão consegue inferir os efeitos das medidas restritivas determinadas em decretos, e planejar os próximos passos, baseado, inclusive, no comportamento da média móvel de casos.

Até o momento, segundo dados atualizados nesta terça-feira (11), há registro de mais de 102 mil casos confirmados, 1.856 óbitos e 96.714 recuperados.