
Voluntários podem se cadastrar no site www.sosalagoas.al.gov.br
Uma empresa paulista, uma ong cultural e o governo de Alagoas lançaram na internet UMA página para ajudar no socorro às vítimas das enchentes. Com objetivo de facilitar o cadastro de voluntários e as doações, a Empresa Esfera Comunicação de São Paulo, com apoio da ONG Associação Artística Saudáveis Subversivos de Alagoas, de voluntários e da administração estadual, está disponível o site www.sosalagoas.al.gov.br
Para os que desejam colaborar pessoalmente, basta descrever como pode contribuir, informando habilidades e profissão. Os convocados são comunicados via telefone. Já as doações online, o site conta com um cadastro nacional e internacional, campos nos quais o doador acrescenta o valor da quantia que deseja repassar.
A doação pode ser feita via cartão de crédito ou via cartão de débito. Ela será depositada diretamente na Conta da Defesa Civil do Estado de Alagoas. As doações, de qualquer parte do mundo, estão isentas de taxas. Quem quiser, pode efetuar o depósito nas seguintes contas: Banco do Brasil – C/C 5241-8 / Agência 3557-2 (Beneficiado: CBMAL – Defesa Civil)
Caixa Econômica Federal – C/C 955-6 / Agência 2735 / Operação 006 (Beneficiado – Defesa Civil) Banco Bradesco – C/C 10000-5 / Agência 389-1 (Beneficiado: Defesa Civil)
Caixas de água e “quetinhas”
O atendimento emergencial às cidades mais afetadas pelas cheias inclui a entrega de “quentinhas” aos desabrigados e 5 mil caixas de água, com 500 litros, compras realizadas com parte dos R$ 25 milhões liberados de forma imediata pelo governo federal, segundo informe da Defesa Civil estadual. A coordenação do órgão faz um apelo a empresários para disponibilizarem caminhões para ajudar no transporte de mantimentos e donativos às cidades atingidas pelas chuvas.
As doações continuam sendo realizadas, mas a Defesa Civil informa que as maiores necessidades dos desabrigados são produtos de material de limpeza e de higiene pessoal, além de colchões, cobertores e utensílios domésticos. As famílias que procuram por informações de desaparecidos ou entes que residem nas cidades atingidas devem ligar para o 3315-2822.