Centenas de pessoas participaram do cortejo que foi comandado pelo padre Padre Samuel Ventura
A comunidade do bairro Santo Antônio, conhecido historicamente como Barro Vermelho, celebrou neste domingo, 1º de setembro, o seu padroeiro com uma procissão pelas principais ruas de Penedo. Centenas de pessoas participaram do cortejo que foi comandado pelo Padre Samuel Ventura.
Desde as primeiras horas da manhã do domingo, 1º, que as ruas do bairro, principalmente a Rua dos Pescadores, começaram a ser ornamentadas para abrilhantar a passagem de Santo Antônio pela localidade. Aqueles que não puderam acompanhar o cortejo saudaram o “santo casamenteiro” da porta de suas casas.
As crianças também foram destaque durante a procissão de Santo Antônio. Vestidas de anjo, a molecada fez bonito ao lado da imagem do padroeiro do bairro mais antigo de Penedo. Os cânticos de fé e devoção foram ecoados pela banda da Sociedade Musical Penedense, que como sempre deu um toque especial à festa que é considerada como uma das maiores do gênero, na cidade ribeirinha.
A festa de “Santo Antônio” teve início no dia 25 de agosto, ocasião em que foi realizada a já tradicional cavalgada do bairro. O evento arrastou uma verdadeira multidão pelas ruas da cidade ribeirinha e foi marcado de muita alegria e emoção pelas demonstrações de carinho a penedenses ilustres já falecidos, a exemplo do caminhoneiro Rui Freire.
Durante a semana uma vasta programação religiosa e cultural foi realizada no bairro de Santo Antônio. Na sexta-feira, 30, aconteceu a tradicional feira comunitária, momento em que a comunidade local teve a sua disposição inúmeros produtos a preços acessíveis. Já no sábado, 31, penúltimo dia da festa, houve shows musicais com bandas locais. Apesar de todo o esforço da organização, uma série de erros foram apontados pelos participantes da festa. Críticas quanto à falta de policiamento no evento e a qualidade do som foram ouvidas durante o desenrolar das apresentações.
