×

Alagoas

Padres de Arapiraca são condenados por pedofilia contra coroinhas

Durante audiência realizada na tarde desta segunda-feira, 19 de dezembro, o juiz João Luiz de Azevedo Lessa, titular da 1ª Vara Judiciária da Infância e Juventude de Arapiraca, proferiu sua sentença condenando os monsenhores Luiz Marques e Raimundo Gomes e o padre Edilson Duarte pelo crime de pedofilia contra ex-coroinhas.

Os padres envolvidos no caso, considerado como o maior escândalo sexual da Igreja Católica no Brasil, pertencem à Diocese de Penedo, administrada pelo bispo Dom Valério Breda, sendo que o padre Edílson e o Monsenhor Raimundo já atuaram em paróquias penedenses.

Conforme consta na sentença proferida, o monsenhor Luiz Marques, 82 anos de idade, foi condenado a 21 anos de prisão. O religioso foi filmado em pleno ato sexual com o ex-coroinha Fabiano da Silva, que alegou sofrer os abusos desde os 12 anos de idade.

Para o padre Edilson Duarte, que chegou a confessar em rede nacional que era homossexual, e o monsenhor Raimundo Gomes, as penas impostas pelo magistrado foi 16 anos de prisão. Por serem réus primários, terem residência fixa e por cumprirem outros requisitos exigidos pela legislação penal brasileira, os três padres condenados irão recorrer da sentença e poderão aguardar o julgamento na 2° instância em liberdade