×

Alagoas

Padres acusados de pedofilia serão ouvidos hoje em Arapiraca

Mosenhor Luiz, Padre Edilson e Monsenhor Raimundo

O julgamento dos religiosos de Arapiraca, Edilson Duarte, Luiz Marques e Raimundo Gomes, todos acusados de pedofilia, será retomado nesta terça-feira, 02 de agosto. Esta será a terceira audiência do processo e nela serão tomados os depoimentos dos três acusados. Os três coroinhas, testemunhas de acusação e algumas de defesa já foram ouvidas nas audiências anteriores.

O polêmico julgamento dos sacerdotes de Arapiraca acontece na sede da 1ª Vara Judiciária da Infância e Juventude, situada no bairro Caititus e é presidida pelo juiz João Luiz de Azevedo Lessa. Estarão presentes na sala de audiências, o promotor do Ministério Público, Alberto Tenório, e o defensor público André Chalub, além dos advogados de defesa e acusação.

Após o término da audiência de hoje, caberá ao promotor Alberto Tenório e aos advogados de defesa e acusação apresentar seus relatórios sobre o caso. Por conta disso, é quase impossível que a sentença do magistrado João Luiz de Azevedo seja proferida ainda neste mês.

Os padres envolvidos no maior escândalo sexual da igreja católica já registrado no Brasil também estão sendo alvos de um processo canônico. De acordo com o padre Daniel do Nascimento, da Diocese de Penedo, a decisão da justiça comum não interferirá no andamento do processo canônico, pois são ações independentes. Segundo ele, os sacerdotes, por exemplo, podem ser absolvidos pela justiça comum e serem penalizados pelo Direito Canônico, que prevê em último caso a expulsão dos padres do ciclo eclesiástico.

Atualmente os religiosos estão afastados de suas funções, mas já deixaram transparecer em outras oportunidades o desejo de voltar a exercer as atividades sacerdotais em suas devidas paróquias.