Padre Edilson Duarte, Monsenhor Raimundo e Monsenhor Luiz Marques, acusados de abuso sexual
O programa Conexão Repórter desta quinta-feira (29), apresentado pelo jornalista Roberto Cabrini, entrevistou o padre Edílson Duarte e fez um apanhado geral de todo o escândalo sexual envolvendo padres do município de Arapiraca, localizado no agreste alagoano.
Durante a entrevista, alguns fatos ainda não sabidos pela população foram revelados, inclusive sobre um suposto abuso sexual sofrido pelo padre quando ainda criança. Edilson declarou que sempre quis ser sacerdote e só descobriu que era homossexual quando já era padre. O sacerdote, muito emocionado, disse se sentir limpo e pronto para uma nova vida, inclusive, celebrando missas por aí a fora.
CPI da Pedofilia e Conexão Repórter juntos contra a Pedofilia
Desde o dia 11 de março de 2010, que o Brasil tomou conhecimento dos abusos sexuais cometido por padres do município de Arapiraca, através do programa Conexão Repórter, do SBT. Desde então, muitas denúncias foram feitas e apuradas, prisões efetuadas, mentiras desvendadas, pessoas arrependidas, e muitas dúvidas, resumiam o caso que abalou a igreja católica no Brasil e no mundo, uma vez que até o Papa Bento XVI se pronunciou sobre o assunto, reconhecendo os casos de abuso sexual e prometendo sérias medidas para punir os infratores.
O desfecho dessa trágica história começou com a instalação da CPI da pedofilia, comandada pelo Senador Magno Malta, no município de Arapiraca, que ao lado das delegadas Bárbara Arraes e Maria Angelita Souza, e do Ministério Público Estadual, iniciaram uma série de investigações que resultou na prisão do Monsenhor Luiz Marques e de dois funcionários seus que foram detidos acusados de prestar falso testemunho.
Bispo Dom Valério Breda, sabia ou não?
Um fato que ainda não ficou claro é a respeito da participação do bispo Dom Valério Breda, responsável pela Diocese de Penedo, a qual os padres acusados de abuso sexual, fazem parte. Visto que o Chefe religioso da região afirma veemente que só soube do escândalo com a veiculação da matéria produzida pelo jornalista Roberto Cabrini, do Conexão Repórter, no dia 11 de março. Contradizendo o que foi dito pelos coroinhas e pelos demais envolvidos no caso, inclusive o advogado Daniel Fernandes, que em outra matéria veiculada pelo referido programa confirmou que o bispo sabia de tudo a cerca de um ano. Na edição desta quinta (29), padre Edilson confirmou a versão do bispo, declarando que o religioso só teve ciência do caso com a exibição da matéria no programa.
Padres envolvidos
O monsenhor Luiz Marques, se encontra em prisão domiciliar e a disposição da justiça. Monsenhor Raimundo, ainda está sendo investigado e a qualquer momento pode ter sua prisão decretada. Já o padre Edilson Duarte, está cooperando com a justiça, por meio de um benefício jurídico chamado de “delação premiada”, com isso, ele pode ter sua pena reduzida ou até mesmo extinta.
Atualmente, todos os padres envolvidos no caso foram afastados de suas funções eclesiásticas pelo bispo diocesano, e com a conclusão do inquérito policial, passam agora a responder criminalmente pelos crimes cometidos, com o objetivo de apurar a participação de cada um, para que, se comprovada a culpa, possam pagar por seus respectivos crimes.
