×

Maceió

Pacto para reduzir mortalidade infantil é apresentado na Santa Mônica

Sandra Canuto destacou as ações do governo para reduzir a taxa da mortalidade infantil em Alagoas

As diretrizes do Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil foram apresentadas nesta terça-feira (9) aos profissionais da Maternidade Escola Santa Mônica. Durante o evento, a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Sandra Canuto, destacou as ações que devem ser implementadas, visando reduzir o índice em 10% a cada ano, como se comprometeu o Governo de Alagoas com o Ministério da Saúde (MS).

Para isso, foram apresentados os municípios alagoanos que são considerados prioritários quanto à redução da mortalidade infantil e que já vêem recebendo investimentos para qualificar o atendimento às gestantes e recém-nascidos. Além de Maceió, Arapiraca, Atalaia, Penedo, Palmeira dos Índios, Coruripe, Santana do Ipanema, São Luiz do Quitunde, União dos Palmares, Delmiro Gouveia, Rio Largo, Joaquim Gomes, Marechal Deodoro e Teotonio Vilela foram selecionados pelo MS.

Sandra Canuto destacou as estratégias que os técnicos da Sesau vêem desenvolvendo para alcançar os índices pactuados com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Entre eles, estão a ampliação do número de equipes do Programa Saúde da Família (PSF), dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e dos leitos de unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de Cuidados Intermediários (UCI).

Ela ressaltou, também, a importância de humanizar o atendimento às gestantes atendidas nas maternidades. “A Sesau vem realizando muitos investimentos para reduzir a mortalidade infantil no Estado, por meio de ações que vêem desde a humanização do ambiente de trabalho, a melhoria da estrutura física das maternidades, capacitação dos técnicos e ampliação dos leitos”, salientou, ao acrescentar que Alagoas foi o primeiro estado brasileiro a implantar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Neonatal, para realizar o transporte de recém-nascidos.

A superintendente de Vigilância em Saúde disse ainda que o Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil em Alagoas contempla a criação de bancos de leite e Hospitais Amigos da Criança.