A vida e a obra de Luigi Lucarini, um dos arquitetos mais importantes na história do desenvolvimento, da arquitetura e do urbanismo de Maceió, serão tema do programa Terra e Mar, da TV Gazeta de Alagoas, neste sábado (6). A grande reportagem assinada por Liara Nogueira e Aldo Correia traz ainda detalhes sobre o Pacto de Amizade selado entre as cidades de Maceió e Lucca, na Itália. Os repórteres integraram a comitiva alagoana que foi à Toscana, província italiana na qual Lucca está inserida, em setembro passado, e acompanharam a participação maceioense no Festival Lucchesi nel Mondo (em português Luqueses no Mundo).
Segundo Liara Nogueira, o material coletado em Lucca é riquíssimo e rendeu duas edições do programa, que serão exibidas em dois sábados. O primeiro agora, dia 6 de dezembro, e o segundo no final de semana seguinte, dia 13 de dezembro. No primeiro especial, a história de Luigi Lucarini será apresentada em dois blocos, mostrando desde as referências da infância do italiano em Lucca, as lembranças de parentes e a história que fez o arquiteto luquese deixar a Itália para viver e colaborar com o desenvolvimento da capital alagoana.
Os Terra e Mar especiais vão explicar a relação entre as cidades de Maceió e Lucca e mostrar como foi a participação dos artistas alagoanos no tradicional Festival Lucchesi nel Mondo.
Ao comentar a experiência, os dois repórteres são categóricos: “Foi incrível. Trabalhamos diretamente com a cultura local. Esse intercâmbio de informações foi maravilhoso!”.
Sobre Maceió em Lucca
A participação de Maceió no festival luquese se deu a partir do convite feito pelo prefeito de Lucca, Alessandro Tambellini, com o objetivo de estreitar a relação entre as cidades, que desde 2010, têm um Pacto de Amizade firmado oficialmente.
A participação dos maceioenses em momentos importantes para a cultura italiana, bem como o inverso, é um dos objetivos do Pacto de Amizade, que visa ainda possibilitar o intercâmbio de outras ações de cultura, turismo e a aproximação econômica entre as cidades.
O presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), Vinicius Palmeira, liderou a comitiva, composta por mais dois membros da gestão, um representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Alagoas (Sebrae/AL) e pelo coral do Instituto Federal de Alagoas, o Coretfal. Para ele, a participação de Maceió no Festival Lucchesi nel Mondo foi um momento importante para o estreitamento de laços entre as cidades e que poderá render frutos que vão além da troca cultural e trazer benefícios econômicos para Alagoas.
“Nosso objetivo era fazer da cultura o veículo de aproximação econômica entre as duas cidades. Como importante comuna da Toscana, Lucca é um mercado sólido de economia estável e excelentes oportunidades para trocas comerciais com nossa Maceió”, explica.
Porque a amizade
O Pacto de Amizade entre Maceió e a cidade italiana se deve ao fato de Lucca ser a cidade natal de Luigi Lucarini, um dos arquitetos mais importantes na história do desenvolvimento, da arquitetura e do urbanismo de Maceió. Luigi Lucarini nasceu na Itália em 1842 e viveu na capital alagoana no século XIX. Ele foi um dos principais responsáveis por dar aspecto de capital ao município, que até pouco tempo antes, era vila. São de Lucarini obras referenciais de Maceió, como o Palácio Floriano Peixoto, o Teatro Deodoro, o Palácio da Intendência, o Tribunal de Justiça, a Santa Casa de Misericórdia e parte do traçado da cidade.
Lucchesi nel Mondo
O Festival Lucchesi nel Mondo reúne anualmente luqueses e descendentes que migraram pelo mundo. Foi nesse evento que o Coretfal encantou os italianos com o espetáculo ‘Cantando o Brasil’, que mostrou ao velho mundo a riqueza cultural do Brasil com canções como Banzo, de Hekel Tavares e Murillo Araujo; e Taieiras, música de domínio público.
O intercambio cultural entre Maceió e Lucca foi viabilizado pela parceria entre Fmac e Fundação Nacional de Artes (Funarte) do Ministério da Cultura (MinC) por meio de convênio firmado graças à captação de recursos de emendas parlamentares para o intercâmbio cultural internacional voltado para o segmento canto coral.
