×

Alagoas

Pacientes psiquiátricos têm dia de lazer com projeto ?Primaverão?


Como forma de complementar as atividades terapêuticas desenvolvidas pelo Manicômio Judiciário, a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) promoveu a 9ª edição do “Primaverão” para os pacientes do Centro Psiquiátrico Judiciário Pedro Marinho Suruagy (CPJ). A ação ocorreu na quarta-feira (25), no parque aquático Ecopark. Além dos pacientes do CPJ, o evento reuniu pacientes do Hospital Psiquiátrico Miguel Couto e Hospital Escola Portugal Ramalho.

Diversas atividades lúdicas foram desenvolvidas, proporcionando uma maior interação entre os pacientes.

Uma equipe formada por médico, enfermeira, assistentes sociais, psicólogos e agentes penitenciários também estiveram no local, dando toda assistência necessária para a realização do dia de lazer.

O diretor da unidade, Élder Rodrigues, explica que foi feita uma seleção entre os pacientes que estão com medida de segurança. Após a escolha, todos passaram por um acompanhamento psiquiátrico e o pedido é encaminhado para o juiz para que seja feita a liberação.

Sobre a importância do evento, o diretor afirma que “o evento é uma forma de promover a socialização dos pacientes entre si e com outros pacientes e, dessa forma, facilitar a voltar ao convívio na sociedade”, afirmou. “Essa ação também é uma forma de manter a disciplina na unidade, pois eles se comportam o ano todo esperando por esse evento”, completou.

O chefe de Gestão Penitenciária, tenente-coronel Marcos Lima, destaca que o “Primaverão” é um projeto importante. “É uma forma eficiente de se trabalhar terapeuticamente com os pacientes do CPJ, pois promove bem-estar e melhorias significativas no tratamento”, disse.