×

Sergipe

Pacientes ortopédicos realizam primeiras cirurgias por meio da fase 2 do Opera Sergipe

Uma parcela das demandas cirúrgicas ortopédicas é decorrente de acidentes de trânsito - Foto: Flávia Pacheco

Em continuidade ao compromisso de ampliar a assistência voltada à ortopedia, o Governo do Estado, por meio do Programa da fase 2 do Opera Sergipe, iniciou as cirurgias ortopédicas no Hospital Amparo de Maria, unidade credenciada, localizada no município de Estância. O objetivo principal do Opera Sergipe é diminuir o tempo de espera dos usuários para a realização de procedimentos eletivos de média e alta complexidade nos 75 municípios, garantindo acesso regulado, atenção humanizada, qualificada e segura.

Uma parcela das demandas cirúrgicas ortopédicas é decorrente de acidentes de trânsito. Como é o caso da técnica de enfermagem Tatiane Oliveira dos Santos, 41 anos, do município de Estância, que foi realizar o procedimento de retirada do menisco, uma cartilagem em forma de C, localizada no joelho que atua como amortecedor e distribuidor de peso entre o fêmur e a tíbia.

“Tive um acidente de moto em novembro e, após uma ressonância, foi verificada uma fratura no menisco e rompimento da patela. Fui encaminhada para cirurgia. Assim que fiquei sabendo que o Opera Sergipe iria realizar cirurgia ortopédica, não perdi tempo. Estou ansiosa e com esperança de que logo mais voltarei a andar normalmente e conviver sem dor”, comemora Tatiane.

Já o agente comunitário de saúde Edilson Teixeira dos Santos, 54 anos, fez a cirurgia ortopédica de Ligamento Cruzado Anterior (LCA), um dos principais ligamentos do joelho, que conecta o fêmur à tíbia e desempenha um papel crucial na estabilidade.  “Sofri um acidente de bicicleta em março de 2024 e esperei exatamente 12 meses por essa oportunidade. Antes do acidente, eu praticava esportes e jogava bola, mas fiquei afastado de todas as atividades. Com fé em Deus e o apoio da equipe médica, espero me recuperar e voltar ao que eu amo fazer. Quero dizer a todos que não percam a esperança. Muitos estão na fila de espera, mas, com o programa Opera Sergipe, é possível realizar o sonho de fazer cirurgias de alta complexidade, especialmente para aqueles que não podem arcar com os custos”, ressalta.

O estudante do município de Lagarto Alexandre Carvalho da Cruz, 22 anos, também fez o procedimento de LCA. “Há três anos, sofri um acidente de moto e fraturei o joelho. Fiquei esperando na fila para a operação e, graças ao programa Opera Sergipe, fui contemplado e estou aqui para realizar a cirurgia. Hoje, sinto muitas dores no joelho e não consigo fazer atividades que gosto, como jogar bola e ir à academia. Após a cirurgia, espero voltar a praticar meus hobbies e retomar minha rotina normalmente”, conta.

Procedimentos ofertados

Na fase 2 do Opera Sergipe, os pacientes já regulados passarão por cirurgia bariátrica, ressecção endoscópica de próstata, endometriose, mamoplastia redutora e reconstrutora, e cirurgias de polimastia, remoção de cálculos renais, remoção de cálculos em vias urinárias e ortopédicas.

Os 15 procedimentos da primeira fase do Opera Sergipe seguem sendo ofertados, como histerectomia total, histerectomia com anexectomia, colecistectomia, postectomia, histerectomia (por via vaginal), correção cirúrgica de hidrocele, hernioplastia incisional, hernioplastia umbilical, hemorroidectomia, colpoperineoplastia anterior e posterior, hernioplastia epigástrica, hernioplastia inguinal bilateral, hernioplastia inguinal/crural (unilateral), hernioplastia recidivante e laqueadura tubária.

Acesso ao programa 

Para ter acesso ao Programa Opera Sergipe, o paciente deve fazer o cadastro numa Unidade Básica de Saúde (UBS) ou em um dos hospitais credenciados. As unidades da primeira fase são o Hospital Regional Amparo de Maria, Hospital Nossa Senhora da Conceição, Hospital Nosso Senhor dos Passos, e Hospital e Maternidade Santa Isabel. Já as cirurgias de alta complexidade da fase 2 são feitas no Hospital Cirurgia, Hospital do Coração/Rede Primavera, Hospital Regional Amparo de Maria e Hospital e Maternidade Santa Isabel.

Após avaliação pelo médico e triagem, o paciente é encaminhado via regulação ao serviço ambulatorial especializado em cirurgia para cada procedimento, iniciando a fase preparatória no hospital credenciado.

Agência Sergipe