Pacientes diabéticos assistidos pelo Sistema Único de Saúde participaram, na manhã desta quinta-feira (07), do VI Seminário Alagoano de Diabetes, realizado pela Associação Alagoana de Assistência ao Hipertenso e ao Diabético (AAAHD), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde. O evento, que teve como tema “Neuropatia X Diabetes”, contou com a palestra do endocrinologista e metabologista Edson Perrotti.
Parceiro da AAAHD, o médico explicou que a neuropatia diabética é um distúrbio nervoso causado e afeta 50% dos pacientes diabéticos. Entre as principais causas estão o mau controle da diabetes, fatores hereditários e o consumo de cigarros e álcool. Pessoas com a doença podem, com o passar do tempo, sofrer danos nos nervos ao longo do corpo. Os sintomas são dor, formigamento ou perda de sensibilidade principalmente nas mãos, braços, pés e pernas. Problemas também podem ocorrer no sistema digestivo, coração e órgãos reprodutores.
A secretária municipal de saúde, Sylvana Medeiros, destacou que eventos como este ajudam aos pacientes com informação para minimizar os danos provocados pela doença crônica. “A informação auxilia na prevenção e melhoria das condições de saúde desses pacientes. Eles também saem com a missão de propagar esse conhecimento adquirido na sua família, com os amigos, na comunidade. Dessa forma é formada uma rede de conhecimento onde o paciente diabético é o beneficiado”, avalia.
Segundo Gerônimo Ferreira, presidente da AAAHD, a instituição não tem fins lucrativos e conta hoje com 40 associados, que pagam mensalmente o valor simbólico de R$ 5,00 para participarem das ações desenvolvidas pela entidade.
Em 2014 foram atendidas na rede básica de saúde um total de 41.049 pacientes portadores de Diabetes – em consultas ambulatórias realizadas por médicos e enfermeiros nas Unidades Básicas de Saúde e nas Unidades Estratégia Saúde da Família (ESF).
