Após várias tentativas mal sucedidas para a realização de consulta médica, a senhora Maria Zilda Ferreira dos Santos, 52 anos, denunciou na manhã desta sexta-feira, o descaso que vem sofrendo a saúde pública municipal nos povoados de Penedo. Moradora do Marizeiro, localizado na zona rural do município, Maria Zilda disse que há algumas semanas vem buscando o serviço que deveria ser prestado pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Penedo, no entanto, o médico que deveria cumprir com sua carga horária de atendimento no povoado, só aparece quando quer, deixando diversos pacientes a espera do atendimento que nunca chega.
Ela também acusa a agente de saúde do povoado de negligência e dificultar o atendimento aos pacientes já que não dá nenhuma satisfação para as faltas do médico. “Nós não podemos ficar sofrendo nos povoados, quando os médicos responsáveis pelo atendimento nos postos não tratam o povo com o devido respeito e não faz valer o salário que recebe”, diz dona Zilda.
Não sendo atendida dona Zilda resolveu pedir sua ficha de acompanhamento para que pudesse buscar outra localidade onde recebe o atendimento médico. Tendo o direito de receber sua ficha negado pelos colaboradores do posto, ela insistiu ao ponto de conseguir sua ficha e partir para outro PSF, no entanto, para sua surpresa o médico lhe acusou de “ladra” pelo fato de ter saído com o documento do posto de sua região.
A Secretaria Municipal de Saúde investigará as denuncias para buscar solucionar os eventuais problemas que estão acontecendo no povoado. Caso o médico esteja acumulando o atendimento médico em locais diversos no mesmo horário, o profissional deverá ser substituído por outro que possa oferecer o serviço a população.