Em entrevista ao programa de rádio Bom Dia, Ministro desta quinta-feira (8), o ministro Luiz Paulo Barreto (Justiça) detalhou os investimentos previstos na segunda fase do PAC para a segurança pública.
Segundo Barreto, o setor contará com R$ 3,2 bilhões para a estruturação de postos de polícia comunitária e construção de espaços integrados voltados aos jovens, projeto que conta com a parceria dos ministérios do Esporte, Cultura, Trabalho e Emprego, e Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
A estimativa é que sejam construídos 2.883 postos de polícia comunitária em 543 municípios espalhados pelos 26 estados do Brasil e no Distrito Federal.
A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República, e transmitida ao vivo pela TV NBR e via satélite, das 8 às 9 horas.
O ministro da Justiça explicou detalhes do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que tem como público-alvo jovens de 15 a 24 anos à beira da criminalidade, presos e os que já cumpriram pena. Integram hoje o programa 170 municípios, 23 estados e o Distrito Federal.
Outro tema da entrevista concedida pelo ministro Barreto foi o 12º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal, maior evento mundial sobre o tema. O evento – organizado pela ONU em parceria com o governo brasileiro, por meio do Ministério da Justiça – deve reunir delegações de 140 países em Salvador (BA), entre os dias 12 a 19 de abril. Na pauta estarão temas como: infância, juventude e crime, terrorismo, prevenção criminal, tráfico de migrantes e de pessoas, lavagem de dinheiro, crime cibernético, cooperação internacional na luta contra o crime e violência contra migrantes e suas famílias.