×

Alagoas

PAA investe na compra da produção da agricultura familiar

Alimentos adquiridos vão beneficiar instituições assistenciais

Agricultores familiares de três municípios da Região Norte de Alagoas serão beneficiados, na próxima semana, com o início das compras do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Compra Direta Local com Doação Simultânea.

O programa será instalado nos municípios de São Luis do Quitunde e Matriz do Camaragibe, na segunda-feira (19), e em Jacuípe, na terça-feira (20). Ao todo, serão investidos mais de R$ 160 mil na compra da produção da agricultura familiar nos três municípios.

Os recursos para o programa são oriundos de um convênio entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), e a União, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Em São Luis do Quitunde, 14 agricultores foram cadastrados para fornecer ao PAA. Em Matriz do Camaragibe, serão 10 agricultores, e em Jacuípe serão 13 produtores familiares. Todos eles vão fornecer seus produtos uma vez por semana.

Após a entrega na Central de Compras do PAA, instalada em parceria com as Prefeituras Municipais, os produtos são separados pelos técnicos extensionistas da Seagri e enviados para as entidades assistenciais beneficiadas.

De acordo com o coordenador estadual do PAA, Josemário de Medeiros, cinco entidades de Matriz do Camaragibe vão receber os produtos. “Elas atendem a mais de 1.400 pessoas”, salientou. Ainda segundo ele, em Jacuípe os produtos vão ser enviados para 12 entidades, que atendem a 1.190 pessoas em situação de insegurança alimentar. Em São Luis do Quitunde serão beneficiadas 818 pessoas de cinco entidades.

“Com o PAA Compra Direta Local, tanto os recursos investidos quanto os alimentos ficam no próprio município, e isso é bom para a economia local, pois o agricultor vai ter mais dinheiro no bolso, vai movimentar outros setores, o comércio, os serviços. Todo o município sai ganhando. É determinação do governador Teotonio Vilela apoiar o pequeno agricultor não só a produzir, mas também a comercializar”, complementou Dantas.