Melhorar as atividades no setor de Ouvidoria dos municípios e proporcionar novo incentivo na implementação da Ouvidoria do SUS foram os principais objetivos do “Curso de Aperfeiçoamento em Ouvidoria – Tecendo a Rede do Sistema Nacional de Ouvidorias do SUS” – 3ª Turma, realizado nos dias 18 e 19 de novembro, em Recife (PE).
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da sua Ouvidoria, participou do evento e foi nomeada membro efetivo do Forsus (Fórum Nacional de Ouvidorias do SUS). A nomeação ocorreu após rigorosa avaliação da Direção Geral de Ouvidorias do Ministério da Saúde com base no trabalho que vem sendo desenvolvido pela Ouvidoria da Saúde de Maceió.
“Receber, examinar e encaminhar reclamações, sugestões, elogios e denúncias. Estes são requisitos básicos para o trabalho desenvolvido pela Ouvidoria da SMS, que tem como objetivo formar um canal efetivo de comunicação com a população”, ressaltou o secretário de Saúde de Maceió, Francisco Lins.
“A Ouvidoria tem compromisso com o cidadão, com a qualidade da prestação de serviços, compromisso com as políticas públicas e com o SUS. Credibilidade é o resultado que esperamos do esforço que dedicamos as atividades que exercemos”, explicou a ouvidora Josiene Barbosa.
O curso contou com a parceria do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O objetivo foi oferecer base conceitual, política e técnica aos profissionais que atuam nas secretarias estaduais e municipais de saúde, no setor Ouvidoria, com fins na construção do Sistema Nacional de Ouvidorias do SUS, como componente da Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa no SUS.
