O trabalho desenvolvido pala Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que já é destaque entre os membros do Forsus (Fórum Nacional de Ouvidorias do SUS), servirá de modelo para implantação da Ouvidoria da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
A informação foi transmitida durante reunião entre a ouvidora da SMS, Josiane Brabosa, e a assessora de gabinete do secretário da Semas, Francisco Araújo, Isarelle Damasceno. Na ocasião, Josiane Barbosa explicou o funcionamento da Ouvidoria e orientou a assessora sobre a melhor forma de implantar o serviço. “Daremos todo o apoio necessário para que a Semas implante sua Ouvidoria, por entender a importância deste para os usuários”, frisou Barbosa.
De acordo com Isarelle Damasceno, a ideia de implantar uma Ouvidoria na Semas partiu do secretário Francisco Araújo. “O secretário se apaixonou pelo trabalho da Ouvidoria da Saúde e decidiu copiar o modelo para melhorar o atendimento aos usuários da Semas. No primeiro momento realizamos pesquisas sobre o assunto agora estamos buscando informações sobre como fazer”, conta a assessora.
A Ouvidoria da Secretaria de Saúde de Maceió atende mensalmente mais de 100 pessoas cujas demandas são classificadas em: denúncias, reclamações e solicitações, de forma presencial, por telefone, e-mail e através do sistema informatizado denominado “Ouvidor SUS” do Ministério da Saúde, que encaminha e acompanha os processos dos cidadãos.
Como resultado a Ouvidoria garante um canal aberto e permanente de comunicação com o cidadão, contribuindo para o pleno exercício da cidadania e o fortalecimento do SUS. “É importante a conscientização de que a Ouvidoria é um instrumento de gestão e tem o papel de auxiliar os cidadãos quanto às suas necessidades”, completa Josiane Barbosa.
Até o momento apenas a Guarda Municipal e a SMS possuem ouvidorias.