Mobilizadas pela Diretoria de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio das Coordenações do Programa de Saúde da Mulher, da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e dos Distritos Sanitários, as unidades de saúde do município já começaram a definir as ações voltadas para a campanha mundial “Outubro Rosa”. O movimento foi criado com a finalidade de sensibilizar e conscientizar as mulheres acerca da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
Na Unidade de Saúde da Família (USF) CAIC Virgem dos Pobres as ações já foram planejadas. Definida para sediar a abertura oficial da campanha no dia 01 de outubro, às 10h, a unidade iniciará as atividades neste dia a partir das 9h, com uma palestra sobre o tema direcionada às mulheres.
Durante todo o mês, a equipe da unidade continuará a promover a campanha Outubro Rosa com os agentes realizando a divulgação do tema na área de cobertura, palestras em sala de espera, intensificação das solicitações de exames de mamografia (na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, de 40 a 69 anos) e abordagem do tema nas reuniões mensais dos grupos de hipertensos e diabéticos, gestantes, idosos e outros.
“Para os dias 22 e 23 de outubro, planejamos ações mais abrangentes, levando à praça pública da comunidade orientações sobre o câncer de mama, informações sobre a importância da realização do autoexame como primeira medida de rastreamento e acesso à solicitação do exame de mamografia”, informa a assistente social da USF CAIC Virgem dos Pobres, Maria Luzilane Omena.
Além da USF CAIC Virgem dos Pobres, participarão da ação coordenada pela SMS para o Outubro Rosa as unidades PAM Salgadinho e USF Reginaldo (no 1º Distrito Sanitário); a USF Tarcísio Palmeira (Pontal da Barra), US Roland Simon (Vergel) e USF CAIC Virgem dos Pobres (no 2º DS); a USF Paulo Oliveira Costa (Vila Redenção/Bolão) e US Pitanguinha (no 3º DS); a USF José Bernardes Neto, no ABC (no 4º DS); as equipes do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF), com as unidades do 6º e 7º DS; e a USF São Francisco de Paula (Grota do Arroz), USF Lourença de Carvalho (Riacho Doce) e USF Guaxuma (no 8º DS). Para encerrar a campanha, foi definida a realização de uma grande caminhada pela orla marítima no dia 25 de outubro, marcada para às 15h30, com concentração no Alagoinhas.
Outubro Rosa
O movimento surgiu em 1990 na primeira Corrida pela Cura do câncer de mama, realizada em Nova York e desde então é promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades de outras cidades americanas começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, diminuindo assim os riscos que aparecem nesta faixa etária.
O câncer de mama é a primeira causa de morte de mulheres por tumor no país. Para este ano, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima um total de 57.120 novos casos da doença no Brasil. Entre os óbitos por doenças em geral no sexo feminino, perde apenas para os problemas cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).
