O Presídio Feminino Santa Luzia recebeu uma visita especial nesta terça-feira (4). A Rede Feminina de Combate ao Câncer, em parceria com o Grupo Renascer, esteve na unidade prisional para realizar um trabalho de conscientização e prevenção ao câncer de mama. A campanha “Outubro Rosa” surgiu na Califórnia e se expandiu para o mundo.
A ginecologista e mastologista Marize Cristina Barros ministrou a palestra sobre câncer de mama para as custodiadas e destacou a importância do trabalho contínuo no combate à doença. “Outubro foi o mês escolhido para dar um destaque maior à campanha, mas nós realizamos esse trabalho diariamente junto às pessoas que têm menos recursos”, falou.
“É preciso cuidar melhor da saúde da mulher, inclusive gostaria de ver a possibilidade da implantação de um ambulatório voltado para isso aqui no Santa Luzia”, afirmou a médica.
Além de tratar de temas como o a anatomia da mama, controle do câncer de mama, detecção precoce da doença, entre outros, a Rede Feminina também distribuiu bonés e kits de higiene pessoal para as reeducandas presentes.
Rede Feminina
A Rede é uma entidade mantida e operada por voluntários que se dedicam a cuidar de pacientes de baixa renda, portadores de qualquer tipo de câncer.
Ela hospeda pacientes vindos do interior do Estado, em tratamento de rádio e quimioterapia na Santa Casa de Misericórdia. Doa prótese mamária, faz educação preventiva, oferece lanches nos ambulatórios, fraldas descartáveis, cestas básicas, apoio psicológico e terapia ocupacional.