×

Penedo

Outubro Rosa busca alertar para a detecção precoce do câncer de mama

A campanha também busca alertar para a importância do autoexame

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama é a doença que mais mata mulheres no mundo. Só no Brasil, no ano de 2010, foram 12.852 vítimas da doença e em 2011, 13.225. Como forma de alertar as mulheres para a detecção precoce da doença, durante todo este mês, batizado de – Outubro Rosa -, várias ações voltadas ao público feminino vão acontecer no País.

A campanha é internacional e acontece simultaneamente em vários países. No Brasil, como forma de adesão, vários prédios, repartições públicas, entre outros, mostram seu engajamento se vestindo de ‘rosa’. Nós que fazemos o Aqui Acontece, o maior portal do Baixo São Francisco, também apoiamos à campanha. A nossa fanpage oficial também se vestiu na cor símbolo da campanha, mostrando que também lutamos pelas mulheres do Brasil.

O objetivo do – Outubro Rosa -, também alertar ao público feminino para o autoexame, o que pode diminuir os riscos e garantir a cura, diante da detecção inicial da doença.

Em Penedo, a campanha tem início na próxima segunda-feira (08) é o que explica a enfermeira e coordenadora do Núcleo de Promoção a Saúde de Penedo, Alessandra Costa Tenório. “O Outubro Rosa vai ser iniciado em nossa cidade a partir do dia 08. O foco é o diagnóstico precoce. Todas as mulheres de 35 a 65 anos que desejam realizar o exame, precisam se dirigir ao Posto de Saúde de sua localidade, para que os médicos e os enfermeiros façam o encaminhamento ao Centro de Diagnóstico”, explicou à coordenadora.

Os exames de mamografia vão acontecer de segunda a quinta, das 07hrs às 11hrs, até o dia 31 de outubro. “Todos os postos participarão da campanha e vão estar vestidos na cor símbolo, o rosa. Também iremos realizar uma grande caminhada pelas principais ruas de Penedo, mais uma forma de alertar as mulheres para a importância do autoexame e da mamografia. A detecção precoce ainda é uma maneira de diminuir os riscos e garantir a cura mais rápido”, concluiu a enfermeira.

Prazo para tratamento

Em maio deste ano, foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, a Lei 12.732/12, conhecida como Lei dos 60 dias. Em vigor, o objetivo é que as pessoas que tenham diagnosticado o câncer, consigam acesso imediato ao tratamento. O prazo estipulado é de 60 dias, a partir de descoberto, para que o paciente passe por uma cirurgia ou inicie as sessões de quimioterapia ou radioterapia. Essa lei também vale para as mulheres que foram diagnosticadas com câncer de mama.