Uma das cidades turísticas de Minas Gerais, Ouro Preto, ganha uma série especial na Mostra Virtual Bossa Criativa, que faz parte do programa Arte de Toda Gente, uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Nos dias 15 e 17 de fevereiro (terça e quinta-feira), às 18h, serão exibidos dois novos episódios da série.
O episódio de terça-feira (15/2) é intitulado Música em Ouro Preto e traz depoimentos de Celso Alves, que irá falar sobre a música mineira; Marquinho Aniceto (música instrumental); Silvia Gomes e banda, contando um pouco mais do samba; o Coletivo Casa Nova Grupo, que mostra o poder do choro; e Kastora, que apresenta a percussão.
Já na quinta-feira (10/2), é a vez do episódio Reinado e Folias, em que é homenageado o Reinado, festa popular que será representada pela Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia. E a Folia de Reis, que contará com o depoimento da Folia de Reis de Mata dos Palmitos.
Conheça a Mostra Virtual Bossa Criativa – Ouro Preto
Mais de 50 artistas e agentes culturais que atuam em uma das mais conhecidas cidades históricas do Brasil são os protagonistas da Mostra Virtual Bossa Criativa – Arte de Toda Gente Ouro Preto. Em 12 vídeos, que são postados no canal do YouTube do programa Arte de Toda Gente, um panorama variado da arte e da cultura locais são mostrados – e “conversados” – por seus próprios criadores.
Ao longo da série, são abordadas algumas das manifestações artísticas e culturais, individuais e coletivas, que alimentam a vida, a alma, as ruas e o imaginário de Ouro Preto e de seus distritos. Obras e atividades que acontecem e se desenvolvem diretamente influenciadas por suas paisagens e tradições.
Na pauta, artes plásticas, poesia, artes gráficas, literatura, performance, audiovisual, fotografia, artesanato, conservação e restauração, bordado, receitas tradicionais, folia, patrimônio histórico, congado e música (samba, choro, bandas, música mineira, música instrumental e percussão). Artistas, artesãos, grupos; obras e processos de criação e sua relação afetiva com a cidade são apresentados em conversas informais nas soleiras das portas, ao pé do fogão, nas bocas das minas, nas oficinas de fundo de quintal, nos adros das igrejas, na Casa de Ópera, no aconchego das salas e ateliês em sobrados centenários.
A Curadoria da Mostra é realizada pela Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), e traz na equipe curatorial, Rachel Falcão e Ana Célia Teixeira. O registro em vídeo (1ª montagem e 1ª edição) foi feito por Ricardo Macêdo, enquanto a coordenação geral pela FAOP é de Rachel Falcão
Mostra Virtual Bossa Criativa – Ouro Preto
Dias 15 e 17 de fevereiro de 2022 l Horário: 18h
Evento gratuito
Classificação etária: Livre
Disponível em: https://www.youtube.com/ArteDeTodaGente/