O Secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, após dois anos de mandato (agosto de 2008 a agosto de 2010), como presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Cultura (conECta), entidade nacional que congrega os representantes dos Conselhos Estaduais de Cultura, transmitiu o cargo ao presidente do Conselho Estadual de Cultura do Maranhão, Armando Nobre em solenidade realizada durante assembleia geral, no Ministério da Cultura (Minc), em Brasília, nos dias 5 e 6 de agosto.
Na ocasião, o secretário relacionou as ações de sua gestão, destacando como aspecto mais importante a formalização de assento do conECta no Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), citando ainda a aproximação promovida entre o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, através de reuniões conjuntas, e a integração do Fórum com o Ministério da Cultura. Em 2009, o ministro Juca Ferreira participou das discussões em uma das reuniões com os presidentes dos Conselhos Estaduais de Cultura.
Viégas enfatizou a importância das entidades estaduais. “Os Conselhos Estaduais de Cultura são uma real interface entre o governo e a sociedade na definição dos rumos do fazer cultural”, ressaltou o secretário. Ele informou ainda que durante sua gestão, foram realizadas oito reuniões do fórum, com a participação efetiva de 20 conselhos estaduais.
