×

Esporte

Oscar entra para o Hall da Fama do basquete mundial

Oscar entrará para o Hall da Fama nesse domingo

A cerimônia oficial de premiação da classe de 2010 do Hall da Fama FIBA será realizada neste domingo (12), às 6h30 de Brasília (12h30 hora local), no Hotel Swissotel (Salão Fuji). O cestinha Oscar Schmidt será um dos premiados. No intervalo da partida da final do Mundial, todos os eleitos serão apresentados e homenageados pela FIBA. Oscar se junta a Amaury Pasos, Hortência Marcari e Togo Renan Soares, o “Kanela”, na lista dos imortais do basquete mundial.

Desde sua primeira seleção brasileira adulta, em 1977, até a despedida na Olimpíada de Atlanta, em 1996, Oscar disputou 326 partidas oficiais e marcou 7.693 pontos com a camisa do Brasil. O “Mão Santa”, como ficou conhecido mundialmente, esteve presente em importantes conquistas do basquete brasileiro entre elas a medalha de bronze no Campeonato Mundial das Filipinas (1978), a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis (1987) e três títulos Sul-Americanos (1977, 1983 e 1985).

Em Atlanta, Oscar alcançou a incrível marca de 1.093 pontos em cinco edições dos Jogos Olímpicos. Este recorde rendeu ao atleta o reconhecimento do Comitê Olímpico Internacional (COI), que, prestando uma justa homenagem, premiou o jogador com a “Ordem Olímpica”. Oscar deixou as quadras em 2003, quando atuava pelo Flamengo (RJ).

Confira a lista completa da classe de 2010 do Hall da Fama da FIBA

Arvydas Sabonis (Lituânia)
Cheryl Miller (Estados Unidos)
DitoMeneghin (Itália)
Dragan Kicanovic (Sérvia)
Natalia Zassoulskaya (RUS)
Oscar Schmidt (Brasil)
Vlade Divac (Servia)