Continuando a programação do Projeto Viva o Natal – III Encontro de Pastoris, o projeto Engenho de Folguedos mostra toda animação e beleza dos tradicionais folguedos alagoanos. O Projeto é realizado através de convênio firmado entre a Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (ASFOPAL) e a Secretaria de Estado da Cultura (SECULT).
A festa do folclore e da cultura alagoanos, hoje, fica por conta das apresentações do jovem grupo de Pastoril ‘Menino Jesus’, da Cambona, coordenado por Jeane D’arc, e das experientes pastoras do grupo de pastoril “Recordar é Viver”, coordenado por Ana Ferreira (mais conhecida como Ana do pastoril), do Conjunto Salvador Lyra.
O pastoril faz parte deste conjunto de tradições, lendas e crenças chamado Folclore. Sendo uma linguagem que constitui a forma de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas por essas manifestações folclóricas. O pastoril é uma festa de origem portuguesa, onde “pastoras” vestidas de azul e encarnado, se apresentam diante do presépio durante o Natal, em ato de louvor ao Menino Jesus.
O pastoril Menino Jesus criado há treze anos é composto por jovens de diversos bairros de Maceió. “No início dançávamos no bairro do Farol, onde fica localizada a Igreja Menino Jesus de Praga, por isso a nome do pastoril ficou Menino Jesus” afirma Jeane D’arc coordenadora do pastoril.
Já as experientes pastoras que compõem os cordões do “Recordar é Viver” mostram com disposição as canções e evoluções da dança, sempre com o auxílio dos pandeiros enfeitados de fitas. As roupas são um quesito a parte. Muito bordados e brilhos, sobre os desenhos de flores resultado do trabalho de Ana, que confecciona os conhecidos vestidos do grupo, em sua casa.
“A valorização das tradições populares, estimulando a preservação do folguedo (pastoril) como grande tradição natalina, traz oportunidade e incentivando a criação de novos grupos.” ressalta Josefina Maria, presidente da ASFOPAL
Durante a programação serão entregues pelo secretário de estado da Cultura, Osvaldo Viégas juntamente com a curadora Karina Padilha, os certificados da 8ª Mostra Alagoana de Dança.
A cada quarta feira, durante todo o mês de novembro se apresentarão dois grupos de pastoris de Maceió e de outros municípios. Realizando um verdadeiro show de cultura popular. Sempre as quartas feiras, a partir da 20hs, nos jardins do Museu Palácio Floriano Peixoto. Entrada franca.
Confira a programação:
PROJETO ENGENHO DE FOLGUEDOS – III ENCONTRO DE PASTORIS/VIVA O NATAL/novembro 2010
Dia 10 – às 20 horas
Ø Pastoril “Menino Jesus” – Maceió- Centro/ Coord. Jane
Ø Entrega do premio do “Entrega dos Certificados da 8ª Mostra Alagoana de Dança” pela Secretaria de Estado da Cultura (SECULT)
Ø Pastoril “Recordar é Viver” – Maceió-Salvador Lyra/Coord. Ana
Dia 17 – às 20 horas
Ø Pastoril “Mãe dos Homens” – Coqueiro Seco/Coord. Lucimar
Ø Pastoril ” Coração de Jesus” – Maceió- Cruz das Almas/Coord. Carlos
Dia24 – às 20 horas
Ø Pastoril “Flor do Campo” – Maceió – Conj.St°.Eduardo/Coord. Edna
Ø Pastoril “Filhas de Maria”- Matriz de Camaragibe/Coord. José Rubens.
Encerramento:
Coroação da rainha do cordão encarnado ou azul