
O livro os 7 passos para o sucesso na advocacia, de autoria de Claudio Canuto, advogado (é claro) que tem 25 anos de experiência profissional, não é um manual de procedimentos, pois manual limita o potencial profissional e a criatividade, nem tão pouco um livro de auto ajuda. Ao contrário é uma ótica lição do profissional, não só para advogados conhecer suas capacidades e limitações que influenciarão
na carreira abraçada.
Inicialmente o autor faz um retrospecto de sua infância e adolescências que é muito interessante, pois foi similar a maioria das pessoas, como seus sonhos, suas dúvidas, suas dificuldades e principalmente de seus medos do futuro, o grande enigma: o que vou fazer na vida? Teve a felicidade de ter um pai e uma mãe que se preocupavam com seu futuro e incentivaram para que estudasse “para ser doutor”.
Cursou a faculdade de direito, sua opção era administração, mas o pai o “convenceu” a ser advogado, A intuição paterna estava certa.
Após a conclusão do curso foi estagiar em um escritório de advocacia de Maceió, narrando seu primeiro contato com o dia a dia de como ele funcionava. Conhecendo suas instalações surpreendeu-se quando seu cicerone lhe mostrou o setor administrativo o que questionou “escritório de advocacia tem setor administrativo, para que? E a resposta lhe causou um grande impacto “Claro, para captação de clientes, fazer gestão de pessoas etc”. Registrou este acontecimento e fez o comentário que as faculdades de direito não tratam de como será a vida depois de receber o diploma. Aliás não é só os cursos de direito mas todos as outras formações.
Ao ser aprovado para a ordem de advogados em 1999, iniciou sua carreira de advogado constituindo um escritório com mais dois colegas, aí começou seu intenso aprendizado, sentindo as dificuldades e decisões erradas de quem aprende com tentativas e erros, novas tentativas até acertar. Esta foi a grande lição que soube aproveitar e aprender com seus erros, aprendendo quando é o momento da ruptura
de procedimentos que não deram certos, reiniciar e assim constituir um aprendizado que procurou aprimorar e tornou-se um profissional de sucesso.
Mostra como desenvolveu a sua rede de relacionamento participando de eventos profissionais, clubes de serviços e tudo que o colocasse em contato com empresários e outros profissionais do direito, Entendeu, logo de início, a importância desta rede em qualquer atividade profissional, principalmente as de profissionais autônomos.
Ao final do livro demonstra como desenvolveu seu método de sucesso, sempre atentando que as pessoas procuram profissionais para resolverem seus problemas, cabendo a estes entender a causa e propor soluções, simples assim.
E para atender as expectativas dos clientes desenvolveu sete passos:
1. Ter equilíbrio emocional;
2. Escolher o nicho de mercado;
3. Implantar gestão de pessoas;
4. Utilizar inovação tecnológica na produção jurídica;
5. Implantar o marketing jurídico;
6. Fechar contratos e;
7. Resolver problemas.
Adicionou um passo extra que é saber quanto cobrar de honorários, que de fato é um grande enigma e encontrar o valor justo depende de inúmeras variáveis. Como já foi dito, o livro do Claudio não é de auto ajuda nem um manual de procedimentos e sim uma bússola, hoje é GPS, que orienta os profissionais de direito, recém formados ou não, mas que sua leitura pode ser útil e sua leitura também aos integrantes das às demais profissões.