×

Brasil/Mundo

Os 5 maiores investidores de tecnologia do mundo

Gurley já era um nome conhecido no Vale do Silício muito antes dele ser reconhecido como um berço das startups

Se você é um entusiasta do mundo dos investimentos financeiros, certamente já deve ter ouvido falar sobre algumas modalidades altamente lucrativas, ofertadas por corretoras FOREX confiáveis e que, em muitos casos, envolvem ações de tecnologia.

Existem alguns casos de sucesso que envolveram muito mais sorte que perícia, como dos investidores que compraram ações da Apple logo após a abertura de capital e que hoje possuem parte de uma empresa avaliada em mais de 1 trilhão de dólares, mas na maioria dos casos, os lucros em tecnologia são oriundos de forte conhecimento de mercado e total domínio do mercado de ações.

No Brasil ainda não contamos com locais específicos para o desenvolvimento de startups tecnológicas como o Vale do Silício, mas desenvolvemos novas tecnologias que são aplicadas de forma prática em inúmeras situações, até mesmo na segurança pública.

Para inspirar você em seus próximos — ou primeiros — investimentos, selecionamos cinco dos maiores investidores de tecnologia do mundo para que você conheça um pouco mais sobre suas trajetórias de sucesso.

1. Neil Shen

Com um patrimônio de mais de 1 bilhão de dólares, Shen está entre os maiores investidores de startups do Vale do Silício e centraliza seus negócios através da Sequoia Capital China, um fundo de investimentos que faz parte, cujo principal foco são empresas de tecnologia.
Descrito como um verdadeiro farejador de bons negócios, ele sabe reconhecer de longe o potencial de uma empresa e reconhecer as tendências do mercado, já que antes de se dedicar a Sequoia Capital China, ele trabalhou como investidor; algo que auxiliou para que tivesse muito mais experiência na gestão de seus negócios.

2. Peter Fenton

Dono de múltiplos investimentos, Peter Fenton tem cadeira cativa na gestão do Twitter, além de participar do conselho de inúmeras empresas que foi proprietário ou acionista, já que sua habilidade nos negócios é tão poderosa quanto os milhões que dispõe em sua conta bancária.

Sócio da Benchmark, um dos maiores e mais conhecidos fundos de investimentos do mundo, Fenton pode ser facilmente descrito como capaz de reconhecer startups com potencial de crescimento.

3. Bill Gurley

Gurley já era um nome conhecido no Vale do Silício muito antes dele ser reconhecido como um berço das startups. Ele está no topo de todas as melhores listas de investidores mundiais graças a Uber, uma verdadeira revolução no mundo dos transportes, que com balinhas de cortesia, atrai cada vez mais passageiros.

Em 2017, Gurley processou o então CEO da Uber e gerou uma crise que poderia ter destruído a avaliação de qualquer empresa, menos a Uber. Fortalecida, ela se prepara para ter seu capital aberto em 2019.

4. Jim Goetz

Outro visionário do mundo digital, Goetz também faz parte do Sequoia Capital e através deste fundo de investimentos passou a deter parte de nada menos que o WhatsApp, algo que lhe gerou um lucro bilionário quando a startup foi adquirida pelo Facebook em 2014, algo mensurado em aproximadamente 50 vezes o valor investido.

Goetz segue uma linha de investimentos ousados, mas quando bem-sucedidos, extremamente lucrativos: apostar em pequenas startups ou que estejam passando por crises, valorizá-las com seu capital, para posteriormente vendê-las.

A medida pode ser considerada ousada para os que possuem um perfil mais conservador, mas pode ser extremamente rentável — tal como foi com o WhatsApp

5. JP Gan

Com um perfil reservado, Gan trilhou seu caminho até as primeiras posições como investidor de tecnologia após uma carreira de sucesso no setor financeiro. Atualmente, seus principais investimentos estão centralizados em empresas chinesas, como o site de compartilhamento de vídeos, o BiliBili, um portal de moda. Seu portfólio de investimento é extremamente amplo, incluindo até aplicativos de edição de fotos até um serviço de entregas.

Gan direciona sua atenção também às empresas de T.I., por isso busca constantemente por startups que ofereçam serviços inovadores aos consumidores online, solucionando problemas de clientes reais.