×

Sergipe

Orquestra Jovem realiza primeiro ensaio com todos os instrumentos de corda

Objetivo é proporcionar a crianças e adolescentes o contato com a música clássica

Diversas melodias e uma única harmonia. Violinos, violas, violoncelos e contrabaixos, todos em prol da mesma música. Esse encontro entre os instrumentos de corda que compõem a Orquestra Jovem de Sergipe aconteceu na última sexta-feira, 13, no Colégio Vitória de Santa Maria, onde a iniciativa é desenvolvida. Um ensaio pra lá de animado e cheio de troca de conhecimentos, cujo principal objetivo é aprender a tocar em orquestra e ensaiar as músicas que serão apresentadas ao público em breve.

De acordo com Márcio Rodrigues, responsável pelos ensaios e coordenador da Orquestra Jovem de Sergipe, os ensaios são momentos de transmitir instruções e técnicas sobre como se portar ao tocar em uma orquestra, além de relembrar o que foi estudado em sala de aula e avaliar a evolução do aluno no seu instrumento. “Esse é o primeiro ensaio que reúne todos os instrumentos de corda que compõem a Orquestra Jovem. Cada um dos alunos já está habituado a tocar o seu instrumento sozinho, então os ensaios irão prepará-los para acompanhar os outros instrumentos, fazendo cada um a sua parte para que alcancemos o melhor resultado”, explica.

Os professores também participaram do ensaio com o intuito de acompanhar mais de perto o desempenho dos educandos ao tocarem em conjunto e passar as orientações necessárias de forma individualizada. Para a aluna de violino, Gleice Kelle Ferreira dos Santos, 14 anos, a presença dos professores lhe deixou mais segura. Ela, que já havia participado do ensaio de violinos, disse que o encontro com os outros instrumentos é mais um sinal de que o seu sonho está se realizando. “Cada dia que passa eu sinto que estou mais perto de realizar o meu sonho. Eu só via orquestra pela televisão e agora a gente está quase formando uma orquestra com esses instrumentos todos juntos. Não é muito fácil tocar todo mundo ao mesmo tempo, mas está dando pra acompanhar e com o professor aqui a gente fica mais tranquila”.

Jonathan Ferreira de Souza é aluno de viola e para ele os ensaios são momentos importantes para quem quer fazer bonito durante as apresentações que estão por vir. “Não vejo a hora da gente se apresentar para o público. Estou ansioso, mas sei que precisamos aprender muito tocando sozinho e com todo o grupo, por isso que os ensaios são fundamentais. Aqui a gente também coloca em prática o que aprendeu nas aulas normais”.

Essa foi a estreia dos contrabaixos em ensaios da Orquestra Jovem de Sergipe, mas os contrabaixistas acompanharam bem o ritmo e deram sua contribuição nas músicas ensaiadas. O educando Aldair Santos Santana tinha boas expectativas para o ensaio porque havia se dedicado bastante durante as aulas. “Espero o melhor desse primeiro ensaio, afinal eu tenho estudado muito pra tocar bem o instrumento que escolhi. Agora quero melhorar a cada dia e fazer bonito nas apresentações da Orquestra Jovem. É o que eu posso fazer para retribuir essa oportunidade que estou recebendo”.

A Orquestra Jovem

A Orquestra Jovem de Sergipe é uma iniciativa do Governo de Sergipe, através das secretarias de Estado da Cultura (Secult), da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) e do Instituto Banese, viabilizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet. O projeto conta com o patrocínio das empresas Sergas, Energisa e Almaviva.

A iniciativa tem como objetivo proporcionar a crianças e adolescentes de nove a 17 anos o contato com a música clássica e de coral para que elas possam se tornar uma porta de entrada para a profissionalização. Atualmente são atendidos 100 meninos e meninas de famílias com renda per capita mensal de até R$ 70. Cada um dos alunos recebe o auxílio mensal de R$ 100 como estímulo à permanência no projeto.

As aulas acontecem no Colégio Vitória de Santa Maria e são ministradas por professores de música, que em sua maioria integram a Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE).