Na última sexta-feira, 18, a Orquestra Jovem de Sergipe fez parte da programação do Natal da Gente Sergipana, realizado pelo Governo de Sergipe, através do Instituto Banese, no Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda. Com um repertório composto por temas eruditos, músicas populares e canções natalinas, os participantes receberam o público em uma apresentação no átrio do museu.
O aluno de violino, José João da Silva Filho, contou sobre sua emoção em mais uma vez fazer parte da programação. “É muito bom voltar a tocar aqui porque a gente se sente muito bem, além do natal ser um momento muito bom e especial”, afirma.
Para o diretor de Programas e Projetos do Instituto Banese, Marcelo Rangel, é sempre uma honra contar com a participação e o talento dos participantes da Orquestra Jovem nas programações do Museu. “É através desse museu que a gente tenta ampliar a ação do Instituto Banese. O Museu da Gente Sergipana é um porto de onde se irradiam outros projetos, e a Orquestra Jovem é um deles. Através desse projeto buscamos estimular a vitalidade artística e cultural”, afirma.
A visitante Nadja Rodrigues aplaudiu bastante a apresentação e disse que a música clássica e o talento jovem foram muito bem representados pela Orquestra. “A música tocada pela Orquestra Jovem chamou atenção e valeu a pena parar para ouvir e vê-los tocar. Uma iniciativa que mereceu mesmo fazer parte do Natal da Gente Sergipana e que sem dúvida abrilhantou o Museu Vivo”, destaca.
Orquestra Jovem
O projeto é realizado pelo Governo de Sergipe, em parceria com o Instituto Banese, através das Secretarias de Estado da Cultura (Secult) e da Mulher, Inclusão, Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), e pelo Ministério da Cultura, com o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura, e das empresas Sergas e Energisa, o projeto tem como principal objetivo proporcionar a crianças e jovens a iniciação e o aprimoramento musical por meio do estudo de instrumentos de corda e canto coral, proporcionando um encontro com a música clássica e abrindo portas para a profissionalização.
As aulas e os ensaios acontecem no Colégio Vitória de Santa Maria, no bairro Santa Maria, de segunda a sábado, com os professores que em sua maioria integram a Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse). Eles continuarão disponibilizando toda a sua experiência e talento a serviço da formação de novos artistas da música, proporcionando a 100 crianças e jovens formação em música clássica.
