Orquestra de PE realiza apresentação em Maceió
A música sinfônica produzida no nordeste e que tem a cara do nosso povo chega a Maceió para única apresentação. É o projeto Pernambuco Sinfônico, uma realização da Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música que, em sua primeira edição, presta homenagem ao compositor Clóvis Pereira.
Patrocinado pelo Programa Petrobras Cultural, o projeto realiza nove concertos gratuitos em quatro estados do nordeste brasileiro (AL, PB, PE e SE). Agora será a vez de Maceió. A apresentação aberta ao público será no dia 22 de julho, no Teatro Deodoro, às 20h.
Sob a regência do maestro José Renato Accioly, os concertos terão a participação especial dos Coros Contracantos e Opus 2 da Universidade Federal de Pernambuco, e apresentarão obras do compositor pernambucano Clóvis Pereira. Uma obra inédita, Rapsódia Pernambucana, foi composta especialmente para o projeto. Além de outra obra, As Duas Estações Nordestinas, também inédita e preparada por Mateus Alves, integrante da Sinfônica Jovem, em homenagem a Clóvis Pereira.
Com o objetivo de fortalecer a divulgação da música sinfônica através de um de seus mais importantes representantes, Clóvis Pereira, o projeto Pernambuco Sinfônico pretende também aproximar pessoas de todas as idades e classes sociais a este gênero musical. Antes de cada uma das apresentações, serão realizados concertos-aula para alunos da rede pública, para que os jovens entrem em contato com o universo da música, os instrumentos que compõem uma orquestra, sua função e como se dá a união dos sons, além da exposição da formação de um coro. Estes concertos-aula também são abertos ao público e consistem num dos mais belos momentos da turnê.
O grupo ainda fará duas apresentações até agosto nas cidades de Caruaru (PE) e Recife (PE).
O Projeto Pernambuco Sinfônico é uma realização da Associação Sinfônica Jovem (ASJOV), e conta com o patrocínio da Petrobras, copatrocínio da FUNDARPE/Secretaria de Cultura de Pernambuco, parceria com o Conservatório Pernambucano de Música e apoio da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE).
